quinta-feira, 9 de abril de 2020

Pãezinhos da Páscoa (Hot Cross Buns) 🐇


Estes pãezinhos aromatizados de especiarias, são uma tradição de Páscoa na Inglaterra, e em outros países com tradições britânicas, como a Austrália, Canadá, Nova Zelândia, entre outros.

Ingredientes:


500 g farinha
75 g açúcar
1 colh. sopa de canela
2 colh. sopa especiarias mix
raspa de 1 limão
10 g sal
11 g fermento seco
40 g manteiga
300 ml leite

200 g sultanas
50 g frutas cristalizadas picadas finamente
geleia, q.b.

Para a cruz
75 g farinha
2 colh. sopa de leite


Preparação:



Junte ao leite, a baunilha, a manteiga, as especiarias, leve ao lume e deixe amornar. Retire do lume, adicione a manteiga e as especiarias e misture bem até derreter. Deixe amornar. Coloque a o açúcar e o fermento e junte um pouco do leite já morno, até o fermento diluir. Aos poucos junte a farinha e a mistura do leite já morna e amasse.




Adicione o ovo, o sal e misture até obter uma massa elástica, depois junto os frutos secos (deverá uma meia hora antes, hidratar as passas num pouco de rum).
Retire a massa da batedeira e com ajuda de um pouco de farinha forme uma bola, e coloque-a num recipiente ligeiramente untado com óleo. Tape com película e deixe levedar até dobrar de volume.
Polvilhe a bancada de cozinha com um pouco de farinha, forme pequenas bolas (60/70 g), coloque num tabuleiro forrado com papel vegetal, deixando 5 cm entre cada bolinha, tape com um pano e deixe levedar por mais uma hora aproximadamente.
Coloque a farinha restante numa tigela e vá adicionando o leite até obter uma pasta, com a consistência do creme pasteleiro. Coloque esta mistura num saco pasteleiro ou num saco de plástico e corte-lhe a ponta.
Bata um ovo com uma colher de sopa de água e  pincele, cuidadosamente, cada pãozinho.
Utilizando o saco, forme uma cruz no topo de cada pãozinho com a massa de farinha e leite.
Forno pré-aquecido a 190º, durante 12 a 15 minutos, ou até ficarem dourados.
Pincele os pãezinhos ainda mornos, com geleia.



Nota: Pode substituir as especiarias ou, simplesmente, suprimi-las e também pode ainda substituir as sultanas por outro fruto seco de que goste.

2 comentários:

 

Papinha Doce Template by Ipietoon Cute Blog Design