sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Macarons


Os macarons são compostos por dois bolinhos arredondados, crocantes por fora e úmidos e macios por dentro, e nas extremidades fazem um lindo efeito de "saia". 
Feitos com farinha de amêndoas, claras de ovo e açúcar, recheados por um creme, eles podem ser de diversas cores, bem como sabores. 
Geralmente o recheio combina com a cor do macaron, por exemplo se fizermos o macaron rosa, usamos um creme de morango, se o macaron for verde, usamos creme de menta e assim por diante, nas fotos que apresento usei um creme de chocolate com macarons rosa, apenas por uma questão de decoração, para este bolo aqui.
Uma questão polémica na confeção dos macarons é usar ou não claras envelhecidas, isto é, separadas das gemas e guardadas no frigorifico uns 4 ou 5 dias antes da sua utilização, isto para que as claras percam um pouco da água contida nelas, visto os macarons odiarem água e úmidade, eu pessoalmente não as deixo envelhecer, geralmente por falta de tempo
.

Ingredientes:

Massa
1/2 xícara açúcar em pó
1/4 xícara farinha amêndoa
1 clara à temperatura ambiente
uma pitada de sal
2,5 colh. sopa de açúcar refinado
gel corante

Recheio Morango
1/4 xícara manteiga sem sal
1/4 xícara de açúcar em pó
2 colh. sopa de doce de morango

Preparação:

Peneire duas vezes a farinha de amêndoa e o açúcar em pó, junte-os e reserve.
Bater a clara com a pitada de sal, com a batedeira em velocidade média, depois junte o açúcar refinado e bata em velocidade forte até estarem bem batidas e de modo a que forme uns "picos" na ponta das varas da batedeira. Com um palito junte um pouco de corante gel de cor rosa.
Junte o preparado de farinha de amêndoa/açúcar em pó, às claras batidas e envolva suavemente com um salazar em movimentos envolventes de baixo para cima, até estar tudo muito bem envolvido.
Colocar a massa num saco pasteleiro e fazer bolinhas em cima de uma folha de papel vegetal, depois bater com o tabuleiro em cima da mesa, para deixar sair o ar e deixar a massa repousar cerca de 45 a 60 minutos, até sentir a massa mais seca ao tocar com um dedo.
Pré-aquecer o forno a 130º e levar os macarons ao forno por 10 minutos. Não devem corar.
Retirar o papel vegetal de cima do tabuleiro que levou ao forno e colocar o papel em cima da mesa, até os macarons arrefecerem, depois de frios pode rechear então.
Para o recheio bata todos os ingredientes muito bem, não esquecendo de usar a manteiga à temperatura ambiente. Nos macarons da foto, que usei para decoração deste bolo aqui, usei recheio de chocolate.

Dicas: 1ª Pode conservar os macarons no frigorífico numa lancheira tapada e com papel vegetal entre as camadas de macarons, e só rechear na altura que os consumir.
2ª Se ficarem muito apegados ao papel vegetal é sinal que não cozeram o suficiente, para a próxima vez aumente o tempo de cozedura, adaptando assim ao seu forno.
3ª Se ao cozer o macaron não fizer o efeito de "saia" em seu redor, é porque não deixou o tempo suficiente a repousar os macarons para que eles sequem a superfície, quanto mais umidade existir no local onde repousam, mais tempo demora a secagem.
4ª A úmidade é inimiga dos macarons, pelo que tudo tem de estar sem umidade, as ferramentas utilizadas tem de estar bem secas, as claras devem ser separadas das gemas um tempo antes de serem utilizadas, para perderem um pouco da água nelas contida, ou seja, devem ser envelhecidas.













2 comentários :

 

Papinha Doce Template by Ipietoon Cute Blog Design