sexta-feira, 25 de março de 2016

Bolo de Páscoa (Guarda)


Este ano não queria fazer o tradicional folar de Páscoa, queria fazer algo diferente mas que tivesse raízes portuguesas, optei então por fazer estes Bolos de Páscoa, uma receita tradicional da zona da Guarda, segundo o "Livro de Cozinha de Portugal - Beiras" de Maria Odete Cortes Valente. A nível estético ficaram lindos na minha opinião e o seu interior também é bastante agradável, como terão oportunidade de ver pela receita abaixo, estes são bolos de massa finta.
Santa Páscoa para todos vocês e respectivas famílias.

Ingredientes:

1 kg de farinha
10 ovos
2,5 dl de azeite
30 g de fermento padeiro
1 pitada sal
200 g de açúcar
Água morna
gema de ovo
açúcar para polvilhar


Preparação:

Desfaz-se o fermento no num pouco de água morna e e juntam-se a farinha, o azeite, o açúcar e os ovos, aos poucos, de início pode começar por amassar numa taça com uma colher de pau, depois para o final terá mesmo de colocar as mãos na massa e amassar bem.
Deixa levedar em local quente, durante 4 horas (dependendo a temperatura ambiente onde levedou), a massa aí deverá ter crescido para o dobro de volume.
Tenda umas bolas como se fosse para pão e pincele com uma gema de ovo diluída com um pouco de leite, depois polvilhe com um pouco de açúcar no topo de cada bolo.
Forno quente a 200º, até dourar um pouco depois baixe para os 180º até cozer.
Fiz cinco bolos mais pequenos numa fornada e fiz um último maior.


7 comentários:

  1. Muito obrigada a todas que durante o ano me escrevem e dão os seus comentários a este tacho o meu muito obrigada...um beijinho com desejos de muito boa Pascoa e façam o favor de serem muito felizes!) Vou escrever este comentário para todas as que eu conseguir mas vai ser igual para todas as minhas amigas que ao longo destes anos me têm acompanhado nos bons e maus momentos....beijinhos muito grandes apesar de não as conhecer as amo de coração.

    ResponderEliminar
  2. Adoro! Tenho um muito parecido a levedar! :)
    Uma Páscoa repleta de momentos doces!
    Nina
    https://www.facebook.com/cantinhodapartilha/

    ResponderEliminar
  3. Huuuum a cor desse bolo deixou-me com os olhos em bico e essas rachas... Nem posso imaginar :D

    ResponderEliminar
  4. Acho que está lindo :)
    Adoro a Páscoa e estes bolinhos e folares!
    Imagino que seja uma tentação.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  5. Adorei o aspeto!!
    Vou experimentar.
    Beijinhos
    Vânia
    http://colherdepausaltoalto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

 

Papinha Doce Template by Ipietoon Cute Blog Design