segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Licor de Figo


Agora que parece que irá chegar mesmo o Outono, depois destes dias de grande calor no mês de Outubro, é altura de começar a armazenar na dispensa uns licorzinhos, tal como fazem as formiguinhas.


Ingredientes:

1 kg de figos
0,5 l de aguardente
0,5 l de água
0,5 Kg de açúcar amarelo


Preparação:


Lavar os figos e cortá-los ao meio e pô-los num frasco, que vede bem, juntamente com a aguardente.
Deixar os figos com a aguardente, durante mais ou menos duas semanas, agitando o frasco dia sim, dia não.
No final do tempo, passar por um passador o líquido  retirando os figos.
Entretanto, leve ao lume num tacho, a água e o açúcar, até formar uma calda.
Junte a aguardente de figos e a calda, e depois é só engarrafar, bem vedado.
Deixar repousar durante 2 a 4 semanas, e está pronto a consumir.

21 comentários:

  1. NUNCA PROVEI MAS GOSTANDO DE FIGOS COM GOSTO , IA ADORAR .
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  2. Deve ser muito bom!!!Ando com vontade de me estrear nos licores.....apesar de agora não poder beber!!!!!!

    bjs

    ResponderEliminar
  3. Nunca fiz licor vou ter de me aventurar...

    Bjs.

    ResponderEliminar
  4. Maria,é verdade que com a chegada do outono temos que encher as dispensas com conservas e licores. Gostei imenso da cor do teu licor... tenho que começar já nessas lides!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Maria José, o teu licor ficou exlente...um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. Hummm!!! vc me fez lembrar minha mãe, que fazia este licor, (delicioso) eu nunca fiz, mas me lembro de minha mãe fazendo. Deu saudades.
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. OLÁ MARIA JOSÉ!
    POR AQUI ESTÁ CHOVENDO MUITO COM UM TEMPINHO FRESCO E GOSTOSO, ESTE LICOR É BEM VINDO EM TODAS AS ESTAÇÕES,FICOU LINDO E TENHO CERTEZA QUE É SABOROSO!

    BEIJÃO E ÓTIMA SEMANA!

    ResponderEliminar
  8. Maria, nunca experimentei licor de figos, deve ser uma delicia. Adoro doce de figo também, gostei muito da sua receita. ótima...bjokas

    ResponderEliminar
  9. Hummmm...Que bela garrafinha!!!!Eu não aprecio nada com alcool mas esse licor deve ser uma delicia!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  10. Olha que essa coisa deve ser boa amiga, temos de experimentar...bjokinhas doce amiga

    ResponderEliminar
  11. Licor de figos é muito bom, minha mãe faz usando só as folhas, fica delicioso.
    bjs

    ResponderEliminar
  12. Érica,

    nó próximo licor de figo, vou experimentar com as folhas. Obrigado pela dica.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  13. Nunca provei,mas com figos deve ser bom. Bjs

    ResponderEliminar
  14. Maria,
    Nada que um belo licor caseiro...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Desculpe-me a minha ignorância, mas não entendi ass medida de:
    O,5I
    0,5 l de aguardente
    0,5 l de água
    0,5 Kg de açúcar


    ResponderEliminar
  16. É meio litro de aguardente, meio litro de água e meio quilo de açúcar.
    Espero ter esclarecido.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  17. Santas e boas.
    Tive os figos a «estagiar» mais de um ano em bagaço caseiro!
    Hoje deu-me na veneta e fui fazer a mistura.
    Depois vos conto !!
    Abraço ribatejano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas que óptimo "estágio", deve ficar delicioso.
      Cumprimentos

      Eliminar
  18. Hoje começo na segunda face deste magnífico licor,confesso que o aspecto,cheiro e sabor já me abriu o apetite de o provar depois de pronto.
    Obrigada a Si pela receita, obrigada também à página do Facebook 'Na Cozinha' por partilhar está receita.

    ResponderEliminar
  19. Quedé encantada con esta receta no la había visto ,lo haré y gracias,abrazos

    ResponderEliminar

 

Papinha Doce Template by Ipietoon Cute Blog Design