quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Sopa de Castanhas


Novembro à porta, geada na horta.
                       Provérbio Popular Português 

Chegámos àquela altura do ano, em que o sol fica mais tímido, os dias mais curtos, as noites mais longas, as folhas das árvores começam a cair, e de manhã o orvalho chega de mansinho, como que a preparar-nos para os dias mais frios que se avizinham, deixando-nos melancólicos com saudades dos dias quentes passados, surgindo a vontade de comer uma sopa quente.

Ingredientes:

2 alhos franceses
1 batata
1 cenoura
800 g de castanhas congeladas
1,5 l água
0,5 dl vinho branco
azeite
sal e pimenta

100 g de bacon
200 g castanhas congeladas


Preparação:

Corte os alhos franceses em rodelas e numa panela com um fio de azeite deixe-os refogar um pouco até murcharem, refresque com um pouco de vinho branco e tempere com pimenta branca e sal.
Junte depois as batatas, as cenouras, descascadas e cortadas em pedaços, bem como a água.

Leve ao lume até estarem todos os ingredientes bem cozidos, depois bata em puré com a varinha mágica e acerte a consistência da sopa, juntando mais água se necessário, aproveite também para retificar o sal.

Enquanto a sopa estiver a cozer, embrulhe as fatias de bacon em papel de rolo de cozinha e leve ao micro-ondas durante mais ou menos 3 minutos, até que tostem um pouco e a gordura seja absorvida pelo papel de cozinha.
No momento de servir a sopa coloque no fundo da terrina castanhas cortadas em pedaços, depois vaze a sopa e por cima o bacon cortado em pedaços. 


4 comentários :

 

Papinha Doce Template by Ipietoon Cute Blog Design