As alheiras deste post foram-me oferecidas pela Filipa, namorada do meu sobrinho, a família dela é da região onde se fazem excelentes alheiras e quando vão lá de visita vem sempre abastecidos de coisas deliciosas. Obrigada, à familia Estevão.
Como fritar a alheira sem ela se desfazer? Esta é a questão que toda a gente se põe quando pretende preparar a alheira frita, vou tentar explicar a técnica que uso para que elas fiquem perfeitinhas.
Colocar o óleo na frigideira a aquecer, deverá ser em quantidade que sobreponha totalmente a alheira quando colocada a fritar.
Com uma faca bem afiada, dar um corte longitudinal ao longo de toda a alheira na parte de fora, este corte tem de ir de um nó ao outro da alheira.
Quando o óleo estiver bastante quente, colocar a alheira segurando-a pelo cordão que a une, nos segundos seguintes a pele sai imediatamente, depois é só deixar fritar até dourar um pouco. Retirar com uma escumadeira e deixar a escorrer sobre papel de cozinha, para absorver um pouco o óleo.
Atenção, só deve fritar uma alheira de cada vez, porque se fizer mais que uma o óleo arrefece bastante e esta técnica não funcionárá.
Acompanhei a alheira frita com batata frita, arroz branco, um ovo frito e uma saladinha.