segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Abóbora Gila ou Chila

Muitas vezes, surge a dúvida, se esta abóbora deve ser chamada de chila ou gila.

Segundo o dicionário da Porto Editora, chego à conclusão que se pode chamar das duas maneiras (visto existirem as duas palavras no dicionário).

Se procurarmos a palavra gila, o dicionário remete para chila, em que menciona ser uma abóbora pequena, utilizada em doçaria e que fica com aspecto de fios quando preparada em compota ou doce.

Em conclusão, pode-se utilizar os dois termos, abóbora chila ou abóbora gila.

Esta abóbora é utilizada quase exclusivamente na confecção dos doces e compotas. Planta robusta rasteira, por vezes trepadora, produz inúmeros frutos se estiver em espaço apropriado. A abóbora, é de cor verde sarapintadas de branco, tem uma casca fina e rija, a polpa branca e filamentosa e as sementes ovais arredondadas de cor escura.

6 comentários:

  1. arrepiam-se-me os cabelos sempre que leio gila porque toda a vida lhe ouvi chamar chila e agora, com a mania dos neologismos a lingua vai-se degradando tal como aconteceu com outros aspectos da vida. Uma lástima!

    ResponderEliminar
  2. Pois é caro anónimo, não seu eu que digo é o Dicionário da Porto Editora!!
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. A minha "chila" tem sementes vermelhas e não tem fios. Será que não é chila? Mas melancia também não é! Ou ainda não está pronta a cozinhar?

    ResponderEliminar
  4. Para cortar a chila nunca utilizar faca de alumínio, inox ou outro aço, pois altera o sabor da abóbora.
    Há agora umas facas em plástico muito boas para esse efeito. Em alternativa, fazer como os antigos: atirar ao chão até abrir e retirar todo o seu interior com as mãos, ou com a ajuda de uma colher de pau.

    ResponderEliminar
  5. Pois no sul, toda a vida ouvi gila. E até se me arrepiavam os cabelos, quando ouvia o meu namorado do norte dizer chila. Até que pesquisei, e percebi que as duas formas são correctas.

    ResponderEliminar

 

Papinha Doce Template by Ipietoon Cute Blog Design