Nas décadas de 50 e 60 do século passado, no auge da frota bacalhoeira portuguesa, o país tinha cerca de 80 navios e 4800 pescadores na pesca do bacalhau nos mares do Norte. As campanhas eram marcadas por uma dureza extrema – os portugueses ainda faziam pesca à linha nos míticos e pequenos Dóris e, em cada viagem de seis meses, as fatalidades impediam que, em média, 10 pescadores regressassem.
Convido-vos a verem este fantástico documentário de 1968 da Nathional Geographic "The Lonely Dorimen - Portugal´s Men of the Sea", no Youtube, que ilustra uma realidade para muitos desconhecida, e que era o sofrimento de quem se atrevia a ingressar na pesca do bacalhau.
in, Centro de Estudos do Mar CEMAR
Filme da National Geographic Society - Wolper Productions sobre a pesca longínqua do bacalhau pelos Portugueses no séc. XX ("The Lonely Dorymen - Portugal's Men of the Sea", dir. George Sluizer, 1968)
Ingredientes:
600 g bacalhau desfiado
400 g batata palha
3 cenouras raladas
2 alhos franceses em rodelas
1 cebola grande, cortada em quartos
sal e pimenta q.b.
40 ml de azeite
queijo ralado
Molho branco
80 g margarina
80 g farinha de trigo
6 dl leite quente
2dl natas
sal, noz moscada e pimenta q.b.
Preparação:
Num tacho, coloque o azeite, a cebola cortadas em meia lua, cenoura ralada, alho francês em rodelas. Refogue durante uns 5 minutos, mexendo de vez em quando.
Junte o bacalhau desfiado, e deixe cozinhar por mais uns minutos, juntando depois a batata palha.
Entretanto prepare o molho branco, derreta em lume brando a margarina, junte a farinha e mexa, deixe cozer, mas sem ganhar cor. Adicione o leite quente e as natas deixe ferver um pouco «convêm ficar um pouco espesso». Tempere de sal, noz moscada e pimenta.
Adicione 2/3 do molho branco, ao bacalhau, misture e transfira para uma assadeira de forno, cobrir com o restante molho branco e polvilhar de queijo ralado.
Forno a 200º, até dourar.
0 comentários:
Enviar um comentário