O Pão de Rala é uma sobremesa típica da região de Évora, mas a receita vai variando um pouco conforme as regiões. Esta receita é uma das variações, os fios e doce de ovos, bem como o doce de gila são caseiros e feitos por mim, mas para facilitar podemos comprar estes ingredientes já preparados.
Ingredientes:
Massa:
0,5 Kg de miolo de amêndoa moída
0,5 Kg de açúcar
3 dl água
20 gemas
raspa de limão q.b.
Recheio:
1 chav. de chá de fios de ovos
1 chav. de chá doce de gila escorrido
1 chav. de chá doce de ovos
canela q.b.
Preparação:
Num tacho coloque a água, o açúcar e as raspas de limão deixa-se ferver até atingir ponto de fio. Depois junta a amêndoa moída e vai-se mexendo até levantar fervura e engrossar.
Retira do lume e acrescenta-se as gemas e a raspa de limão. Depois leva-se a lume brando e mexe-se até a massa se despegar do tacho.
Polvilhe a mesa com farinha e coloque a massa deixando-a arrefecer, depois de fria separe em dois pedaços, sendo um mais pequeno. Estique a massa de modo a que ela fique com mais ou menos 4 mm de espessura e de modo redondo. Reserve.
Misture o doce de ovos, com os fios de ovos e metade do doce de gila.
Polvilhe a massa com canela e no circulo maior coloca a outra metade de doce de gila e por cima o preparado anterior. De seguida coloca ao outro circulo de massa por cima dos recheios e dobra-se as pontas da massa para cima dando-lhe uma forma redonda de pão.
Coloque num tabuleiro untado e forrado com papel vegetal, leva ao forno a 180º cerca de 30 minutos. Depois de cozido retira-se e depois de frio polvilha-se de açúcar em pó.
Que bonito pão de rala.
ResponderEliminarGosto tanto, ficou perfeito!
ResponderEliminarQue maravilha! bjs
ResponderEliminarNão conhecia essa iguaria, mas só de ler a receita consigo dizer com 100% de certeza de que iria amar! Amêndoas são sempre bem vindas para mim!
ResponderEliminarBeijos e ótimo final de semana pra você! =)
Tem muito bom aspecto!
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/omeurefugioculinario
Se vou ao Alentejo como sempre este "pecado" mas digo-te que nunca vi um tão bonito como o que fizeste. Que tentador!!
ResponderEliminar