sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Pão de Rala


O Pão de Rala é uma sobremesa típica da região de Évora, mas a receita vai variando um pouco conforme as regiões. Esta receita é uma das variações, os fios e doce de ovos, bem como o doce de gila são caseiros e feitos por mim, mas para facilitar podemos comprar estes ingredientes já preparados.

Ingredientes:

Massa:
0,5 Kg de miolo de amêndoa moída
0,5 Kg de açúcar
3 dl água
20 gemas
raspa de limão q.b.

Recheio:
1 chav. de chá de fios de ovos
1 chav. de chá doce de gila escorrido
1 chav. de chá doce de ovos
canela q.b.

Preparação:

Num tacho coloque a água, o açúcar e as raspas de limão deixa-se ferver até atingir ponto de fio. Depois junta a amêndoa moída e vai-se mexendo até levantar fervura e engrossar.
Retira do lume e acrescenta-se as gemas e a raspa de limão. Depois leva-se a lume brando e mexe-se até a massa se despegar do tacho.
Polvilhe a mesa com farinha e coloque a massa deixando-a arrefecer, depois de fria separe em dois pedaços, sendo um mais pequeno. Estique a massa de modo a que ela fique com mais ou menos 4 mm de espessura e de modo redondo. Reserve.
Misture o doce de ovos, com os fios de ovos e metade do doce de gila.
Polvilhe a massa com canela e no circulo maior coloca a outra metade de doce de gila e por cima o preparado anterior. De seguida  coloca ao outro circulo de massa por cima dos recheios e dobra-se as pontas da massa para cima dando-lhe uma forma redonda de pão.
Coloque num tabuleiro untado e forrado com papel vegetal, leva ao forno a 180º cerca de 30 minutos. Depois de cozido retira-se e depois de frio polvilha-se de açúcar em pó.




6 comentários:

  1. Não conhecia essa iguaria, mas só de ler a receita consigo dizer com 100% de certeza de que iria amar! Amêndoas são sempre bem vindas para mim!
    Beijos e ótimo final de semana pra você! =)

    ResponderEliminar
  2. Tem muito bom aspecto!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. Se vou ao Alentejo como sempre este "pecado" mas digo-te que nunca vi um tão bonito como o que fizeste. Que tentador!!

    ResponderEliminar

 

Papinha Doce Template by Ipietoon Cute Blog Design