domingo, 31 de janeiro de 2016

Bacalhau à Brás



Esta é a receita do famoso Bacalhau à Brás que com certeza toda a gente conhece, pelo menos os portugueses, mas que por meu lapso ainda não tinha colocado a receita aqui neste meu espaço culinário. 
Simples, mas delicioso, mais uma das mil formas de preparar bacalhau, aqui fica especialmente para ti filhota, para o teu arquivo de receitas da "mamy".

Ingredientes:

500 g de bacalhau desfiado
600 g de batatas
1 dl de azeite
2 cebolas grandes
2 dentes de alho
sal e pimenta q.b.
1 folha de louro
6 ovos
salsa picada e azeitonas q.b.


Preparação:

Eu geralmente para este bacalhau compro uma couvete de de bacalhau desfiado e coloco-o de molho na noite anterior à preparação, depois pela manhã volto a mudar a água e por volta da hora de preparar o almoço elo bacalhau já está pronto a ser utilizado, verificar com as mãos se ainda tem alguma espinha, mas geralmente este bacalhau desfiado seco em couvete já está limpo de peles e espinhas.
Descasca-se as batatas, cortam-se em palha e fritam-se em óleo bem quente até alourarem um pouco, escorrem-se em papel absorvente.
Enquanto as batatas fritam, leva-se ao lume um tacho onde se coloca o azeite, a cebola e o alho picados finamente e deixa-se refogar até a cebola estar cozida, depois junta-se o bacalhau já demolhado e escorrido e mexe-se com uma colher de pau de modo a que o bacalhau se desfie ainda mais e absorva a gordura do refogado.
Junta-se as batatas fritas ao bacalhau e com o tacho em cima do lume brando deitam-se os ovos batidos e temperados com pimenta e um pouco de sal, mexe suavemente até os ovos cozerem, depois retira do lume e junta salsa picada.
Depois de colocar num prato de servir, e coloca-se umas azeitonas pretas por cima.



6 comentários:

  1. Adoro, ainda esta semana fiz cá em casa :) É um dos meus pratos favoritos :)

    Beijinho

    Telma
    Cozinha pra 3

    ResponderEliminar
  2. Que giro, foi hoje o nosso almoço! È daquelas refeições que gostamos muito.
    Esse está com muito bom aspeto!
    Bjs e boa semana.

    ResponderEliminar
  3. è engraçado como este prato deve ser o mais conhecido de bacalhau, acho que não existe um português que nunca tenha comida, pelo menos uma vez. Este teu prato está com um aspecto delicioso :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  4. Essa receita é muito boa e nós portugueses gostamos muito, beijo e boa
    semana amiga

    ResponderEliminar
  5. Gosto muito mas tem de ser assim como tu fazes, com batatas caseiras! Tem um aspeto maravilhoso! Beijinhos

    ResponderEliminar

 

Papinha Doce Template by Ipietoon Cute Blog Design