quinta-feira, 31 de março de 2016

Tortilha de Chouriço


A tortilha (origem espanhola) é uma omelete não enrolada de ovos com batata e outros ingredientes. A variedade de ingredientes pelos quais podemos optar é imensa, cá em casa os favoritos são o chouriço, o frango desfiado e o camarão.



Ingredientes:

4 ovos
1 batata
chouriço, a gosto
salsa, a gosto
sal q.b.
pimenta q.b.


Preparação:


Comece por por descascar a batata e cortar em cubos pequenos e numa frigideira com um fio de azeite deixar as batatas fritar um pouco.

Numa tigela batem-se os ovos, com a salsa picada, o sal, a pimenta.
Depois das batatas fritas no fio de azeite, deite o preparado de ovos na frigideira e coloque umas rodelas de chouriço por cima, tape com uma tampa a frigideira e coloque o lume no mínimo, para que a tortilha vá cozendo lentamente.
Quando os ovos cozinharem é só passar a tortilha para um prato e saboreá-la.
Nota: Se achar que quando as batatas estiver cozinhadas, a frigideira tiver muito líquido escorra um pouco, porque basta a frigideira ser anti-aderente para a tortilha não pegar.


sexta-feira, 25 de março de 2016

Bolo de Páscoa (Guarda)


Este ano não queria fazer o tradicional folar de Páscoa, queria fazer algo diferente mas que tivesse raízes portuguesas, optei então por fazer estes Bolos de Páscoa, uma receita tradicional da zona da Guarda, segundo o "Livro de Cozinha de Portugal - Beiras" de Maria Odete Cortes Valente. A nível estético ficaram lindos na minha opinião e o seu interior também é bastante agradável, como terão oportunidade de ver pela receita abaixo, estes são bolos de massa finta.
Santa Páscoa para todos vocês e respectivas famílias.

Ingredientes:

1 kg de farinha
10 ovos
2,5 dl de azeite
30 g de fermento padeiro
1 pitada sal
200 g de açúcar
Água morna
gema de ovo
açúcar para polvilhar


Preparação:

Desfaz-se o fermento no num pouco de água morna e e juntam-se a farinha, o azeite, o açúcar e os ovos, aos poucos, de início pode começar por amassar numa taça com uma colher de pau, depois para o final terá mesmo de colocar as mãos na massa e amassar bem.
Deixa levedar em local quente, durante 4 horas (dependendo a temperatura ambiente onde levedou), a massa aí deverá ter crescido para o dobro de volume.
Tenda umas bolas como se fosse para pão e pincele com uma gema de ovo diluída com um pouco de leite, depois polvilhe com um pouco de açúcar no topo de cada bolo.
Forno quente a 200º, até dourar um pouco depois baixe para os 180º até cozer.
Fiz cinco bolos mais pequenos numa fornada e fiz um último maior.


Fintar


Fintar, em termos culinários significa, fermentar, fazer levedar.

Quando dizemos que a massa vai "fintar", queremos dizer que vai levedar num termo mais usado nos dias de hoje, ou seja, a massa deve duplicar o seu volume, sendo colocada sempre num local aquecido, o tempo que demora esse depende muito da temperatura ambiente do local onde ela é deixada.



terça-feira, 22 de março de 2016

Pão de Ló de Batata





Para além da festa cristã que a Páscoa representa,  para mim pessoalmente, esta é uma época também com outro significado muito importante e que é a passagem do tempo cinzento e frio, para uma época de luz, cor, com a natureza a despertar através da Primavera, as flores no campo, o azul do céu, o chilrear dos pássaros logo pela manhã (tenho a sorte de viver no campo e só trabalhar na cidade), a roupa mais clara, leve e colorida, os sapatos mais abertos, entre outras coisas... Simplesmente maravilhoso, pena que este ano o início da Primavera tenha sido com chuva.



Ingredientes:

8 ovos
250 g de açúcar
115 g de farinha de batata
1 clh. de chá de fermento em pó

açúcar em pó e canela q.b.


Preparação:

Separe as gemas das claras e bata estas últimas em castelo.
Junte o fermento com a farinha.
Bater as gemas com o açúcar com a batedeira até ficar um creme fofo e aumentar um pouco de volume.
Junte as claras ao preparado anterior, mas não bata, envolva antes com uma vara de arames, fazendo movimentos de baixo para cima.
Proceda do mesmo modo, em relação à farinha e fermento, peneirados.
Forno brando (160º) durante mais ou menos uma hora.
Forma 24 cm diâmetro por 10 cm de altura.
Depois do bolo frio, polvilhe com um pouco de açúcar em pó e canela.


quinta-feira, 17 de março de 2016

Bifanas à Moda do Porto



Estas são as bifanas favoritas cá de casa, acompanhadas com um pouco de arroz, batata frita na Actifry e salada, ou então simplesmente no pão, o forma favorita da minha filha. O segredo destas bifanas está na carne cortada bem fininha.


Ingredientes:

0,5 Kg de carne porco para bifanas
1 dl de azeite
6 dentes de alho
3 folhas de louro
1 clh. sopa de colorau
2 dl de cerveja
2 dl de vinho branco
4 clh. sopa de whisky
2 clh. sopa de vinho do Porto
2 clh. sopa de molho inglês
pimenta  e piripiri, a gosto
1 limão
sal q.b.


Preparação;


Para preparar estas bifanas, eu geralmente compro uma peça de carne inteira e coloco-a no congelador por umas horas, até a carne estar a ficar quase congelada e depois com uma fiambreira que tenho corto bifanas bem fininhas, também pode fazer com a faca, mas nunca ficam tão fininhas.

Coloque o azeite, o alho cortado finamente, o louro e deixe o azeite tomar o sabor destes elementos por momentos, sem deixar queimar o alho. Junte depois o colorau, a pimenta, a cerveja, o vinho branco, o whisky, o molho inglês, o vinho do Porto, pouco de picante e deixe ao lume até levantar fervura.
Depois de o molho começar a ferver junte as bifanas, sumo do limão e um pouco de sal.

Mantenha o lume brando e deixe o tacho tapado, durante 45 minutos, verificando de vez em quando, mas o objetivo é a carne ficar super tenrinha. Se achar que necessita mais de molho, acrescente um pouco de cerveja e vinho branco. Prove o molho e retifique o tempero se desejar.


Fiambreira


Esta fiambreira já tem uns anos cá por casa, foi comprada com o objectivo de comprar queijo à barra e fatiar em casa, não que ficasse mais barato, mas sim para que o queijo estivesse sempre fresco, cortava quantidades pequenas que colocava numa lancheira, para depois a minha filha as devorar... ela era e é louca por queijo, no entanto, essa fase ficou para trás e agora a fiambreira saiu da caixa outra vez, para as famosas bifanas à moda do Porto.
A marca da minha é Siemens e está impecavelmente a funcionar, por vezes ouço queixas de pessoas que dizem que o queijo pega à lâmina, que não tem força para cortar, com esta minha nunca tive esse tipo de problemas, deve ter a ver com a potência da máquina.
Independentemente de me dar muito jeito de vez em quando, não é daqueles electrodomésticos que fazem muita falta numa casa, na minha opinião.

domingo, 13 de março de 2016

Puré de Batata Doce


A batata doce trás imensos benefícios para a saúde, por isso é muito mais saudável que a comum batata.


Ingredientes:

1 kg batata doce
2 clh. sopa de manteiga
3 dl leite (depende da textura que pretende o puré)
sal e pimenta q.b.


Preparação:

Coloque num tacho as batatas descascadas a cozer, temperadas com um pouco de sal.
Depois das batatas cozidas e escorridas da água, deite-as numa tigela e junte a manteiga amolecida e um pouco de leite quente, e bata com a varinha mágica, tempere com um pouco de pimenta ou noz moscada se preferir.
Eu não uso o passevite nesta batata, porque como ela é muito fibrosa, deixa muito fios no passevite e impede a rápida execução, e se ela estiver bem cozida a varinha mágica faz o mesmo efeito, como podem ver pelas fotos, mas se preferir também pode usar um liquidificador.





 

Papinha Doce Template by Ipietoon Cute Blog Design