segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Gelificante de Fruta

Este é um gelificante natural para confeção caseira de doces, e é constituído por uma substância natural da fruta, a pectina da maçã, que quando se junta na confeção de um doce, permite atingir mais rapidamente o "ponto", diminuindo o tempo de fervura do doce.O doce fica mais saboroso e com mais vitaminas, porque o sabor da fruta e as vitaminas não são destruídos na fervura prolongada. Como não ferve tanto tempo, também mantém as cores naturais da fruta.
Outra vantagem é que como ferve menos, também a evaporação da água da fruta é menor, por isso a quantidade do doce é maior, do que se fizermos o doce sem o gelificante.
Muito mais rápido ao lume, tempo de fervura cerca de 5 a 10 minutos, dependendo da fruta. Frutos pobre se pectina (tomate, melão, ginja, cereja, pêssego, laranja), cerca de 10 minutos, e os frutos ricos em pectina (maçã, pêra, marmelo, morango, abóbora, framboesa, amora) menos tempo, 5 minutos.
Para 1 kg de fruta e 0,5 kg de açúcar, usa-se uma carteira de gelificante.

5 comentários:

  1. Olá Maria José, obrigada pela informação.
    Já vi à venda apesar de nunca ter comprado.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Maria josé, eu comprei duas caixas de pectigel da diese, e menina fiz as minhas compotas para o Natal que ficaram uma delicia (que falsa modestia a minha) mas fiquei mesmo habituada!!


    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. Oi, onde é que eu posso comprar esse gelificante.!? é que eu nunca vi à venda.
    Obrigada
    Tânia Vieira

    ResponderEliminar
  4. Em lojas de produtos naturais, mas também já vi à venda em alguns supermercados, por exemplo no jumbo.

    ResponderEliminar
  5. dica muito interessante...ob

    ResponderEliminar

 

Papinha Doce Template by Ipietoon Cute Blog Design