domingo, 5 de novembro de 2017

Tagine de Frango com Azeitonas



"Minha mãe e minha tia foram à feira. Minha mãe com o meu pai e minha tia com o meu tio. Mas todos juntos. Na camioneta da carreira. Na feira compraram muitas coisas e a certa altura minha mãe viu uma galinha e disse:
- Olha que galinha engraçada.
E comprou-a também. Estava agachada como se a pôr ovos ou a chocá-los. Era castanha nas asas, menos castanha para o pescoço, e a crista e o bico tinham a cor de um bico e de uma crista. Nas costas levara um corte a toda a volta para se formar uma tampa e meterem coisas dentro, porque era uma galinha de barro. Minha tia, que se tinha afastado, veio ver, estava a minha mãe a pagar depois de discutir. E perguntou quanto custava. A mulher disse que vinte mil réis, minha tia começou aos berros, que aquilo só se o fosse roubar, e a mulher vendeu-lhe uma outra igual por sete mil e quinhentos. Minha mãe aí não se conformou, porque tinha regateado mas só conseguira baixar para doze e duzentos. A mulher disse:
- Foi por ser a última, minha senhora."

                                                                                                                                 Vergílio Ferreira, Contos, A Galinha, 1973




Ingredientes:

1 frango sem pele
100 g azeitonas verdes
1 dl de azeite
1 tomate pelado
3 dentes de alho
2 clh. chá de colorau
1 clh. chá de açafrão
1/2 clh. café de canela
1 clh. café de pimenta
coentros ou salsa picada q.b.
sal q.b.


Preparação:

Corte o frango em pedaços, retire-lhe a pele, depois lave e seque-o.
No fundo da tagine coloque a cebola em cortada em meias luas,  os alhos laminados, o tomate pelado em pedaços e coloque o frango por cima, depois deite o azeite, bem como as especiarias e algumas azeitonas, tape a tagine e leve a lume brando e deixe cozinhar.
No meio da cozedura do frango, verifique os temperos e junte um pouco de sal, não deverá ser necessário muito, porque as azeitonas já são salgadas.
Quando vir que o frango está macio, desligue o lume e polvilhe de coentros e enfeite com as azeitonas que sobraram. 

3 comentários:

  1. Que rica sugestão,..
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  2. Que bela sugestão. Nunca comi nada preparado numa tagine.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/11/massa-de-tomate-e-manjericao.html

    ResponderEliminar
  3. Gostei do conto e da galinha de barro, mas a do tacho agrada-me mais,
    bjs amiga

    ResponderEliminar

 

Papinha Doce Template by Ipietoon Cute Blog Design