Aproxima-se mais um feriado o Dia de Todos os Santos (1 de Novembro), que por sinal deixará de ser feriado no próximo ano, por motivos... esses quem os saberá verdadeiramente?
O que me choca é que vão acabando com as tradições e tudo o que é família (as recordações que estes feriado me trás dos meus avós...), de uma forma fria e sem sentimentos.
Não seria melhor os senhores do poder, acabarem antes com outras tradições não legais e ardilosas tão enraizadas neste país de gente simples e crente???
Ingredientes:
0,5 Kg de farinha para bolos
0,5 Kg de batata cozida em puré
200 g de açúcar branco
200 g de açúcar louro
2 ovos inteiros + 1 para pincelar
20 g de fermento fresco
meia colher de sopa de canela
meia colher de sopa de erva doce moída
raspa de 1 limão
1 colher de sopa de mel
frutos secos (usei só nozes), a gosto
Preparação:
Coza as batatas com sal e depois faça-as em puré e deixe arrefecer totalmente.
Por cima do preparado anterior, deite a totalidade da farinha, abrindo um espaço ao meio, onde deverá deitar o fermento diluído num pouco de água morna. Amasse tudo muito bem.
Junte depois a raspa do limão, a canela, a erva doce e por fim os frutos secos, misturando bem e deixe depois repousar durante mais ou menos duas horas, tapado com um pano e enrolado em algo quente.
Ao fim desse tempo forme uma bola com a ajuda de farinha, pincele com gema de ovo diluída com um pouco de leite, e leve ao forno pré-aquecido a 200º, até cozer.
O tempo de cozedura depende muito do forno. Também ao amassar, o tipo de farinha poderá influenciar a massa, se achar que ela está muito grossa, acrescente um pouco de água morna.