segunda-feira, 25 de março de 2013

Bolo de Anjo


Receita muito antiga, que sai cá em casa devido ao facto de ter uma filha "viciada" em doce de ovo caseiro. Ficou "divinal" tal como ela o disse, um adjectivo que até condiz com o nome do bolo.

Ingredientes:

Bolo
12 claras
300 g de açúcar
200 g de farinha
1 colh. chá de cremor de tártaro
1 colh. chá de fermento em pó

Doce de ovo
12 gemas
1 clh. sopa de açúcar por gema
2 clh. sopa de água por gema


Preparação:

Comece por bater as claras muito bem em castelo. Depois de bem batidas junte o cremor de tártaro, como não tinha em casa, juntei quase no fim de bater as natas uma pitada de sal e uma colher de sopa de sumo de limão.
Ainda com a batedeira junte o açúcar no fim das claras batidas, depois e aí já com uma vara de arames, junte suavemente a farinha peneirada e o fermento em pó.
Unte uma forma de buraco com manteiga e um pouco de farinha e deite o preparado dentro. Forno médio a 180 º, cerca de 30 minutos mais ou menos, fazendo o teste do palito.
Entretanto prepare o doce de ovos, conforme indica aqui. Utilizei 2 clh. sopa de água e uma de açúcar por gema, para o doce não ficar tão consistente e poder vazar por cima do bolo.
As versões para o desenformar deste bolo são várias, a que utilizo é muito simples, retiro do forno e deixo arrefecer uns cinco minutinhos  e depois desenformo. Também à pessoas que não untam a forma antes de colocar o preparado, eu unto com manteiga e um pouco de farinha, o que facilita e muito o desenformar deste bolo.


33 comentários:

  1. QUe aspecto super delicioso, dve ser uma perdição!

    Beijinhos,
    Joana

    ResponderEliminar
  2. O bolo está de babar... o teu doce de ovo é super simples, vou levar! bjks

    ResponderEliminar
  3. Também gosto muito de doce de ovos e de quase tudo que o leve.
    Este bolo agradou-me bastante, também por isso.

    ResponderEliminar
  4. Oi querida, nunca provei mas deve ser realmente divinal.Ficou lindo e apetitoso.Beijos e uma ótima semana.

    ResponderEliminar
  5. Nunca comi, parece delicioso, coisa de anjo mesmo.
    Adorei o nome.
    bjo

    ResponderEliminar
  6. Adoro esse bolo, tenho lá no meu blog também, é excelente :-) vou fazê-lo agora na Páscoa, mas com uma cobertura diferente, depois conto :-)

    ResponderEliminar
  7. Ai que bolo tão guloso, estou aqui a babar por esse doce de ovos que está a escorrer pelo bolo!! Comia já uma fatia generosa :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  8. humm super este bolo e de doce de ovos hummm bjs

    ResponderEliminar
  9. Meu deus, que bolo! Deve ser uma delicia!
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar
  10. Que maravilha, que óptimo aspecto. beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Uau!! este bolo tem sem dúvida um aspecto divino!!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Que belo bolo de claras e com o doce de ovos, então, ficou perfeito! Gostei da sua dica sobre o cremor tártaro! Bjos e boa semana.

    ResponderEliminar
  13. humm, que bolinho diferente! não conhecia,! parabens pelo blog!
    beijo, alecrim

    ResponderEliminar
  14. Que delicia de color y seguro que con un sabor bien exquisito!!

    ResponderEliminar
  15. Confesso que é recheado a mais para o meu gosto!
    Mas tem um óptimo aspecto :)

    ResponderEliminar
  16. Excelente aspecto! A tua filhota não tem mau gosto, não :)
    bjinhos

    ResponderEliminar
  17. Que delicia! Fiquei a babar...

    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Concordo com a filhota, ficou divinal!

    Esse doce de ovos escorrendo pelo bolo é deixar qualquer um com a boca cheia d'água!

    Maravilhoso!

    ResponderEliminar
  19. Já fizemos lá em casa e é de facto maravilhoso!!!
    Só não encontrei o cremor tártaro, fizemos mesmo sem...
    Está lindo :)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Eu também concordo,....ficou divinal.
    Pena não ter provado,....deve ser delicioso!
    Beijinhos,
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. feliz pascoa:)
    bjus
    o bolinhos bem regadinho está divinal..
    bjus

    ResponderEliminar
  22. Olá querida!

    Eu vendo artigos Tupperware e envio pelos CTT se estiver interessada :) vou pedir hoje uma encomenda, se quiser peço já para si também!

    É só enviar-me um e-mail para: arco-irisnacozinha@sapo.pt

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Luce delicioso y hermoso quiero ir por un pedazo,abrazos y abrazos

    ResponderEliminar
  24. Tem um aspecto tão maravilhoso e magnífico!!
    Uma verdadeira maravilha e de efeito visual fabuloso!
    beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  25. Delicioso, lá se vai a minha dieta. Adorei e vou seguir-te nestas delicias fantásticas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  26. Receita plagiada do livro "O Tesouro das Cozinheiras", da Mirene.

    ResponderEliminar
  27. Caro Anónimo,

    Agradeço a sua informação, mas como deve calcular esta e muitas outras receitas que correram pelas cozinhas portuguesas de caderninho em caderninho não eram indicadas qual a origem da receita, ou porque tinha sido um familiar que lhe tinha passado, ou vira na tv, ou vira numa revista. De qualquer forma nunca foi meu objetivo levar as pessoas a pensar que a receita era de minha autoria, longe de mim, eu apenas tenho este blog como espaço de distração e lazer e quando o deixar de ser, aí pode ter a certeza que o transformarei para uso apenas familiar.
    Se o Sr. ou Sra. (se tivesse se identificado eu saberia, tivesse também tido o cuidado de ler o meu texto de boas vindas, talvez tivesse ficado logo esclarecido, aqui fica o texto:

    Seja Bem Vindo ao meu Blog!!!
    As receitas publicadas neste blog foram todas elaboradas por mim ou familiares. O texto e as fotos são de minha propriedade, portanto não são passíveis de cópia.
    Algumas das receitas fazem parte dos caderninhos familiares, outras são de amigos, outras de revistas e afins, outras são elaboradas através de pesquisas de tradições e outras são retiradas da net, as quais se forem cópia integral mencionarei o site. Se por acaso me falhar algum, as minhas desculpas e solicito a quem se sentir lesado que me contacte para o mail abaixo que publicarei os devidos créditos.
    Beijinho a todos e um muito obrigada.

    Cumprimentos e volte sempre que desejar

    ResponderEliminar

 

Papinha Doce Template by Ipietoon Cute Blog Design