sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Anis Escarchado


Quem se lembra ou já provou Anis Escarchado??
A bebida Anis é obtida através da infusão do anis com aguardente numa garrafa onde também é introduzido um ramo aromático de anis, adoçado por açúcar de forma excessiva que por sua vez se irá cristalizar no ramo por não se conseguir dissolver (escarchar).

Esta bebida lembra-me a minha infância, a época das festas em que se reunia toda a família e onde eu queria beber algo como os adultos, enquanto comia o bolo festivo. Era-me dado um copo muito pequenino e no fundo eram deitadas umas gotas de anis, eu levava o copo aos lábios enquanto comia bolo, e apenas sentia o sabor super doce tocar-me na língua nunca chegando à garganta de tão pouca a quantidade.
No último Natal, quando me perguntaram se queria algo especial de presente, decidi que queria algo que me fizesse recordar a minha infância, um aroma, um sabor... Mas bolos e outras comidas já tenho feito, lembrei-me então daquela bebida tão doce que os meus pais fingiam me dar como se eu fosse adulta e que tanto eu gostava, não sei se do sabor se da ideia de já me sentir "gente grande".
E pronto lá vou eu bebendo a minha garrafa de anis, sempre num copo pequeno mas desta vez um pouco mais cheio, continua super doce e o sabor e aroma é o mesmo da minha memória.


 

7 comentários:

  1. que bien!!!! no lo habia visto nunca.... me ha gustado :)

    ResponderEliminar
  2. nós temos uma garrafa em casa, nunca provei por acaso mas já utilizei em bolos:)


    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Delicioso este aniz...fazia tempo que não via uma garrafinha destas ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde amiga da Terrinha muito querida, estou muito feliz em ter voce como amiga e seguidora das nossas artes manuais.
    Mas voce é de que lugar, qual cidade? Não consegui ver seu perfil.
    Agradeço sua visita e te espero mais vezes. Bjão Mariazinha - http://www.segredodaslinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Também me lembro de haver na casa dos meus pais. Estava numa garrafa de vidro lapidado, que guardo religiosamente...

    ResponderEliminar

 

Papinha Doce Template by Ipietoon Cute Blog Design