segunda-feira, 16 de julho de 2012

Bolo Salame de Chocolate com Nozes



Esta é mais uma receita do livro da jornalista Clara de Sousa, e devo dizer que foi um sucesso, o sabor é tão original, que deixou toda a gente rendida. Embora ela lhe chame bolo, eu por mim chamava-lhe tarte de salame com frutos secos, devido à sua baixa altura.


Ingredientes:

200 g de chocolate de culinária
200 g de manteiga sem sal
3 colh. sopa de café forte
50 g de açúcar amarelo
1 clh. chá de essência de baunilha
200 g de bolacha Maria
100 g de nozes (eu usei nozes, caju, amêndoa e avelã)


Preparação:

Num tachinho em lume brando, derreter o chocolate partido em pedaços, com a manteiga, o café, o açúcar e a essência de baunilha.
Depois do chocolate derretido retire do lume e junte as bolachas partidas em pedaços e os frutos secos partidos em pedacinhos, e misture bem.
Forre uma tarteira com papel vegetal (pode também usar uma forma de silicone), e deite o preparado alisando com uma espátula. Leve ao frigorífico para solidificar.
Quando desenformei, vazei por cima um creme de chocolate (fiz metade da dose).


24 comentários:

  1. Hummmm que bom aspecto e fresquinho neste dia de calor sabe bem com uma limonada.
    Boa semana
    Beijos
    Joana e Sofia

    ResponderEliminar
  2. Ficou com óptimo aspecto. Já ia uma ou duas fatias! :D

    ResponderEliminar
  3. Que maravilha, deve ter ficado mesmo uma delícia, ficou com excelente aspecto, adorava comer um pouquinho desse bolinho.

    bjs e boa semana

    ResponderEliminar
  4. Olá

    Ficou uma maravilha que aspecto hummmmm.

    Bjs

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia essa receita, deve ser delicioso!!!
    Bjsss
    Mel

    ResponderEliminar
  6. Ameii a dica deve ficar maravilhosa a receita! beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá !
    Uau, que delicia ! Hummm, estou com água na boca ...
    Beijinhos,

    ResponderEliminar
  8. Que delícia eu quero um pedaço,boa semana beijos

    ResponderEliminar
  9. Que rico bolinho, parece um alfajor em tamanho maior Maria, com as bolachas e os frutos secos deve ter ficado delicioso e crocante. Adorei. Beijinhos ótima semana

    ResponderEliminar
  10. MARIA JOSÉ,
    BOLO TENTAÇÃO, COMER SÓ UMA FATIA NÃO ME
    SATISFAZ,RSRS, FICOU BOM DEMAIS!
    ADOREI A RECEITA, NOTA 10!

    BJS E ÓTIMA SEMANA!

    ResponderEliminar
  11. Hummmmmmm, deliciosa, vou experimentar com certeza!!!!

    Beijocas

    ResponderEliminar
  12. Fiquei fascinada com esta receita e vou levá-la comigo,ok?. Obrigada pela partilha.
    Bj
    Márcia

    ResponderEliminar
  13. Olá minha Querida,

    Está de dar água na boca o seu doce...adorei e estou levando a receita!!!!

    Feliz Semana!!!
    1000 Beijokinhas

    ResponderEliminar
  14. Oh que coisa tão boa!!! Ainda não fiz esta receita, está a aguardar uma ocasião especial, pois é uma bombinha calória...fica-se com água na boca só de olhar:)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  15. Estou a salivar!!! que tentação!!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Ui, tanto chocolate está a tirar-me do sério :) Ficou uma maravilha :)

    ResponderEliminar
  17. Este bolo ficou maravilhoso :)
    E a minha barriga a chamar por uma fatia!!!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  18. Minha cara.. este bolo existe mesmo?!! Que Delicia. Eu so conhecia o salame, salame.. mas em bolo e como este que nos apresentas não há quem nao aguente estragar a dieta..
    obrigada por nos deixares cá esta bela receita.
    Um bjinho e Parabéns pelo teu Maravilhoso Blog!

    ResponderEliminar
  19. Olá Clara, não leva ovos certo?

    ResponderEliminar

 

Papinha Doce Template by Ipietoon Cute Blog Design