sexta-feira, 11 de março de 2011

Tremoços

O tremoço é uma leguminosa da mesma família das ervilhas e das favas, o tremoço é extremamente tóxico quando é colhido da planta, ainda em grão seco, têm um elevado teor de alcalóides, que dão, no mínimo uma intoxicação alimentar com dores de barriga, náuseas, vómitos e tonturas. Só depois de demolhado, cozido e novamente demolhado se torna comestível, quando deixa de estar amargo.
Na Antiguidade era consumido por diversos povos que lhe reconheciam propriedades vantajosas sendo mesmo, para alguns deles, considerado um alimento básico.
O tremoço é rico em proteínas, em vitaminas do complexo B e E, cálcio, fósforo, potássio, ferro, fibras e ácidos gordos insaturados (ómega 3 e 6). É, por isso excelente para os ossos, contribui para um bom funcionamento do trânsito intestinal, ajuda a controlar a taxa de açúcar no sangue, o colesterol e reduz o apetite. Além disso as suas propriedades emolientes, diuréticas e cicatrizantes favorecem a renovação das células.
Visto muitas vezes como um simples aperitivo raramente nos damos conta das vantagens que o tremoço pode trazer para a nossa saúde.

0 comentários:

Enviar um comentário

 

Papinha Doce Template by Ipietoon Cute Blog Design