segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Papos de Anjo


Mais um doce muito natalício, que muito sinceramente não sou muito apreciadora, mas como temos de agradar a todos, aqui fica esta sugestão.


Ingredientes:

Calda
4 dl de água
400 g de açúcar
2 paus de canela

Bolinhos
1 ovo inteiro + 11 gemas

Preparação:

Comece por preparar a calda juntando o açúcar, a água e os paus de canela num tacho e levar ao lume até ferver. Depois de estar a ferver conta 20 minutos, retira do lume e reserva.
Deita numa taça grande as gemas e bate com a batedeira eléctrica cerca de 15 minutos.


Entretanto unta umas formas pequenas com manteiga e deita o preparado das gemas já batidas nas formas, não as enchendo de mais.


Forno pré-aquecido a 180º durante 10 minutos, até estarem dourados. Eles vão crescer bastante, mas depois quando saem do forno abatem um pouco.


 Num taça grande deita a calda anteriormente feita ainda morna, vazando por cima os bolinhos já desenformados da forma. Não se esqueça de picar os bolinhos com um garfo antes de os deitar na calda, para eles embeberem melhor a calda.


Como os bolinhos são muito leves, ficam a boiar em cima da calda, para que eles fiquem bem embebidos na calda, coloca-se um prato e por cima coloque algo que faça peso de modo a que os bolinhos fiquem submersos na calda. Deixe ficar assim por uma ou duas horas.


Servir frio.



sábado, 14 de dezembro de 2013

Bordar à Mão

 
Para além da culinária, existem outras atividades que me dão um certo gozo fazer, uma delas é bordar à mão, o que não faço com regularidade por falta de tempo.
Estas fraldas foram uma encomenda da madrinha do filho da minha amiga Judite e parece que foram parar à Suíça, gostei tanto delas que tirei fotos na altura e agora publico para minha recordação.











quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Sopa do "Pato com Coentros" à Portalegre



Depois da receita do Pato com Coentros, aqui fica então a sugestão de aproveitamento do caldo e ingredientes que ajudaram na cozedura do pato.



Ingredientes:

caldo da cozedura do pato
os miúdos do pato cozidos
o chouriço cozido
a cenoura cozida
massa pevide q.b.

Preparação:

Corte o chouriço, os miúdos do pato e a cenoura em pedaços pequenos e reserve.
Leve ao lume o caldo de cozer o pato e depois de estar a ferver, junte a massa pevide e os pedaços pequenos dos ingredientes anteriores e deixe ferver uns minutos até a massa estar cozida a seu gosto.





Fonte: "Livro Cozinha de Portugal - Alentejo" de Maria Odete Cortes Valente


segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Pato com Coentros à Moda de Portalegre



Aqui fica uma sugestão para fazer no Natal e para todos aqueles que não apreciam o tradicional peru natalício.


Ingredientes:

1 pato médio
1 chouriço
1 cebola
1 cenoura
12 grãos de pimenta
25 g de manteiga
1 molho de coentros
sal q.b.


Preparação:

Depois do pato bem lavado coloque-o na panela de pressão com o chouriço, a cebola, a cenoura, a pimenta e sal, coloque água até cobrir o pato, feche a panela e leve ao lume cerca de 15 a 20 minutos depois da panela estar a ferver.
Enquanto o pato coze, pise num almofariz os dentes de alho, os coentros, o sal grosso e a manteiga, até fazer uma pasta.
Depois do pato cozido e frio, barre-o muito bem com a pasta de coentros que fez no almofariz.
Coloque o pato num tabuleiro e leve ao forno até ele alourar muito bem e vá regando-o com o próprio molho que ele vai deitando ao longo da assadura.
Sirva decorado com rodelas de laranja e acompanhe com batata frita.
Pode-se também acompanhar com arroz de manteiga, preparado com o caldo de cozer o pato e coberto com rodelas de chouriço ou com o caldo pode-se preparar uma sopa deliciosa, que irei postar mais tarde aqui.





Fonte: "Livro Cozinha de Portugal - Alentejo" de Maria Odete Cortes Valente

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Bolo Beirão



O meu marido deu-me esta receita à um tempinho, julgo que retirou do facebook do Licor Beirão, e andava pela gaveta à espera de um momento oportuno para a fazer. A receita original, julgo ser esta aqui.

Ingredientes:

massa bolo
5 ovos
120 g de açúcar
150 g de margarina derretida
150 g de nozes
1 dl de Licor Beirão
150 g de farinha
3 clh. de chá de fermento

cobertura
250 g de açúcar
água (usei 180 ml)
6 gemas
2 clh. sopa de Licor Beirão


Preparação:

Comece por partir as nozes em pedaços pequeninos, reservando algumas para decoração final.

massa

Junte os ovos inteiros, com o açúcar, a margarina derretida, as nozes e o licor beirão e mexa tudo muito bem.
Por fim junte a farinha peneirada e o fermento em pó.
Forma untada, forno pré-aquecido a 180º e no meu caso levou 35 minutos a cozer.
Deixe arrefecer um pouco e desenforme para o prato de servir.

cobertura
Num tacho leve ao lume o açúcar com a água durante uns minutos até fazer um ponto forte.
À parte bata muito bem as 6 gemas com o licor Beirão e vá acrescentando aos poucos a calda de açúcar, mexendo sempre entre cada adição da calda. Leve novamente ao lume por breves momentos sempre a mexer. Deixe arrefecer.

Cubra o bolo depois de frio com a calda também já fria e decore com nozes.





Ponto de Fio (calda de açúcar)

Ponto de fio fino
Leve a água com o açúcar ao lume e deixe ferver até achar que está no ponto, para tal retire uma pequena quantidade, deixe arrefecer um pouco e coloque a calda entre o polegar e o indicador, afaste-os e estará no ponto se formar um fio fino e firme.

Ponto de fio forte
Deixe engrossar um pouco mais a calda depois do ponto de fio fino. Volte a fazer o teste dos dedos e deverá formar um fio mais grosso.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Ovos de Tomatada


Esta é uma receita de ovos muito simples que dá imenso jeito para aqueles dias em que não sabemos o que fazer para a refeição e não queremos nada de complicado. Acompanho com umas batatas cozidas, aqui neste caso não tinha de momento salsa em casa, mas é um ingrediente muito importante.


Ingredientes:

0,5 kg de tomate maduro
1 cebola
2 dentes de alho
1 raminho de salsa
1 dl de azeite
0,5 dl de vinho branco
30 g de miolo de pão
sal e pimenta q.b.

Preparação:

Comece por pelar os tomates e depois corte-os em cubos pequenitos.
Coloque a cebola e os alhos já picados numa frigideira com o azeite e deixe ao lume até a cebola estar translúcida.
Junte depois os tomates e a salsa picada, deixando ao lume por uns minutos até cozerem um pouco, depois junte o miolo do pão em pedaços muito pequenos, o vinho branco e mexa até estar um molho homogéneo.
Tempere de sal e pimenta e deite um a um os ovos no molho e deixa cozer.
Polvilhe com mais um pouco de salsa ante de servir.

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Bolo de Manteiga de Santa Vitória do Ameixial (Estremoz)



Esta receita foi retirada do "Livro de Cozinha  de Portugal - Alentejo" de Maria Odete Cortes Valente, pertencente a uma coleção em que fazem parte outras regiões de Portugal, mas agora ando a explorar este do Alentejo.
Retirei a receita deste bolo pela sua simplicidade de feitura e o resultado final foi dos melhores neste tipo de bolo, o bolo é de um sabor e aroma fantástico a limão, muito fofo e suave no seu interior, para além de dar um bolo enorme.


Ingredientes:

6 ovos
manteiga (o peso igual ao dos ovos)
açúcar (o peso igual ao dos ovos)
farinha (o peso igual ao dos ovos)
1 clh. chá de fermento
1 limão


Preparação:

Bater a manteiga à temperatura ambiente com o açúcar, juntando depois um a um os ovos inteiros, mexendo muito bem entre cada adição.
Juntar depois a raspa de um limão grande, o fermento e a farinha e mexer bem.
Untar com manteiga e farinha, uma forma de chaminé e deitar o preparado dentro.










Levar a forno pré-aquecido a 180º, cerca de 40 minutos ou até estar cozido.
Depois do bolo cozido deixe arrefecer um pouco e desenforme, polvilhando por cima com açúcar granulado.




Fonte: "Livro Cozinha de Portugal - Alentejo" de Maria Odete Cortes Valente

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Puré de Batata de Brócolos


Como prometido aqui fica a receita de puré de batata e brócolos, coisa simples mas que quero deixar o registo para a filhota no futuro.



Ingredientes:

1 kg batatas
brócolos a gosto
2 clh. sopa de manteiga
3 dl leite (depende da textura que pretende o puré)
pimenta e sal q.b.


Preparação:

Num tacho ponhas as batatas descascadas a cozer, temperadas com sal.
Coza os brócolos à parte para não se desfazerem, visto só precisarem de uma fervura e as batatas levarem mais tempo a cozer.
Depois dos brócolos cozidos reduza-os a puré com um garfo e reserve.
Passe as batatas já cozidas e escorridas da água, pelo passevite e adicione o puré de brócolos. Junte a manteiga, o leite morno, tempere de pimenta e noz moscada e envolva tudo muito bem.

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Coelho com Ameixas


Olá a todos, este início do mês de Novembro está a ser muito ocupado pelo que só agora consegui colocar este post que por sinal é muito bom para apreciadores de coelho, que é o meu caso.

Ingredientes:

1 coelho médio
2 dl de azeite
2 cebolas médias
2 dentes de alho
1 folha de louro
2 dl de vinho branco
250 g de ameixas secas


Preparação:

Depois do coelho amanhado corte-o em pedaços e tempere com sal, reserve.
Num tacho grande deite o azeite e leve o coelho a fritar. Vá retirando o coelho conforme for ficando lourinho para um tabuleiro que possa ir ao forno.
No azeite que ficou no tacho de fritar o coelho, junte a cebola cortada em rodelas, os alhos picados, a folha de louro, o vinho branco, as ameixas e mexa.
Deixe por uns minutos ao lume até a cebola murchar um pouco e depois verta tudo sobre o coelho no tabuleiro.
Leve ao forno o tabuleiro do coelho até dourar a cebola e o coelho absorver o molho.
Servi acompanhado com puré de batata e brócolos que será o próximo post aqui, mas também fica muito bem com um arroz carolino Bom Sucesso.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Queijadas de Sintra




Ega ia largar atarantadamente o embrulho, para apertar a mão que Maria Eduarda lhe estendia, corada e sorrindo. Mas o papel pardo, mal atado, desfez-se; e uma provisão fresca de queijadas de Sintra rolou, esmagando-se, sobre as flores do tapete. Então todo o embaraço findou através de uma risada alegre — enquanto o Ega, desolado, abria os braços sobre as ruínas do seu doce.

In "Os Maias" de Eça de Queiroz, Cap. XIV

Ingredientes:

Massa
200 g de farinha
75 g de manteiga
1 ovo
sal e água q.b.

Creme
400 g de queijo fresco (5 queijos pequenos)
300 g de açúcar louro
5 gemas
2 clh. chá de canela
4 clh. sopa de farinha


Preparação:

Juntar todos os ingredientes para a massa e amassar até a ela ficar segura e moldável. Fazer uma bola com a massa e enrolar em papel celofane e levar ao frio pelo menos meia hora.
Mais tarde, estenda finamente a massa com um rolo (+ ou - 2 milímetros), forre as forminhas e reserve.
Desfaça os queijos frescos (usei a varinha mágica) e bata-os com o açúcar, as gemas e a canela, no final junte a farinha e bata muito bem.
Encha as formas já forradas com  o creme e leve a forno quente a 200º cerca de 25 a 30 minutos.


 

Papinha Doce Template by Ipietoon Cute Blog Design