segunda-feira, 14 de junho de 2010

Bolas de Berlim

Ingredientes:

500 g farinha de trigo
2 ovos inteiros
1 a 2 dl de água
100 g de açúcar
100 g de margarina
1 pacote de fermento pó 11g
1 clh. café de essência baunilha
sal q.b.
açúcar para polvilhar

Preparação:

Juntar todos os ingredientes e amassar tudo muito em cima de uma mesa. Se necessário juntar farinha até a massa se soltar das mãos. Deixar descansar cerca de 20 m, tapada com um pano.
Numa mesa polvilhada com farinha, esticar um pouco a massa com um rolo deixando uma altura de cerca de 2 cm, depois corte as bolas com um copo, e coloque-as em cima de um pano polvilhado de farinha e tapadas com outro pano. Deixar descansar cerca de uma hora.
Frite em bastante óleo, que deve estar quente de início, mas depois reduza para o minímo, pois devem fritar lentamente para cozerem por dentro. Retire-as da fritadeira para cima de papel absorvente, quando mornas polvilhe-as de açúcar e faça-lhes um corte no centro e rechei-as com o creme de baunilha frio.

Creme de Baunilha

4 gemas, 0,5 l de leite, 250 g de açúcar, 75 g de farinha maizena, 1 clh. café de essência de baunilha.

Ferva o leite com metade do açúcar. Bata as gemas com o restante açúcar, a essência e a farinha. Junte o leite fervido aos poucos ao creme de ovos, mexendo sempre para não talharem e leve novamente ao lume para engrossar mais um pouco mexendo sempre. Deixe arrefecer.

1 comentários:

  1. Bolas de Berlim?!
    Nem digas nada ao Tiago.
    Ele é doido.

    Bjs
    Lúcia

    ResponderEliminar

 

Papinha Doce Template by Ipietoon Cute Blog Design