sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Bolo de Chocolate


Este é o bolo de chocolate, preferido da minha filhota, porque diz ela, mesmo depois de alguns dias, ainda se mantém fofo.

Ingredientes:

6 ovos
400 g de açúcar
300 g de farinha
250 g de chocolate em pó
2,5 dl de óleo de girassol
2,5 dl de água morna
100 g de chocolate culinária em tabelete
1 colh. chá de fermento em pó
1 colh. sopa de vinagre


Preparação:

Numa tigela comece por juntar as gemas com o açúcar, até o creme esbranquiçar, reservando as claras.
Junte depois o chocolate em pó, o óleo, o vinagre, e mexa bem.
Vá juntando depois aos poucos o fermento em pó e a farinha. Como a massa começa a ficar muito densa, vá juntando aos poucos a água quente.
Junte também, a tabele de chocolate ralado.
Bata as claras em castelo e junte ao preparado anterior.
Unte uma forma de chaminé, com 26 cm e leve ao forno a 180º, cerca de 45 a 50 minutos, ou até estar cozido.


26 comentários:

  1. Fiquei mesmo curiosa com esta receita! Deve ser o vinagre que o ajuda a amaciar. Vou experimentar!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que tem um aspecto bem fofinho tem!
    beijo e Bom fim semana

    ResponderEliminar
  3. Que bonito ficou esse bolo!
    A fatia está tão apetitosa!

    ResponderEliminar
  4. ¡Qué pedazo de bizcocho más impresionante! Un lujazo. ;-D

    Mi madre y abuela van para Portugal en octubre.

    Besitos.
    ;-D

    ResponderEliminar
  5. Tenho uma receita que leva chá quente e também fica melhor com o passar dos dias... será da água quente??!!! muito bom aspecto, bjks e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  6. Uau!! Ficou lindo mesmo, super fofo e delicioso!
    Bjs e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  7. A TUA FILHA TEM BOM GOSTO, BOLO DE CHOCOLATE É IRRESISTÍVEL, FICOU LINDO E FOFINHO!

    BEIJOS E ÓTIMO FIM DE SEMANA!

    ResponderEliminar
  8. Sou louca por bolinhos de chocolate :) Este parece bem à minha maneira, fofinho.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  9. Adoro bolo de chocolate! Ficou com muito bom aspecto. Alto e fofo :)

    ResponderEliminar
  10. Maria,
    A tua filha tem muito bom gosto... Esse bolinho deve ser uma delicia : ) A textura ficou bem fofinha como eu gosto : )

    Beijinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  11. Se há coisa que não resisto é a um bolinho como este. Bjcs

    ResponderEliminar
  12. Bolo de chocolate cá em casa dura 5 minutos, bem, talvez um pouco mais..., mais uma receita a experimentar.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  13. QUE BELO BOLO.
    E DE CHOCOLATE AGRADA-ME, FICOU PERFEITO.
    BOM FIM DE SEMANA
    BSJ

    ResponderEliminar
  14. As receitas de bolo de chocolate são sempre benvindas!
    Ficou super apetitoso!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Eu quero um pedaço,ficou muito bonito.Bolo é algo que adoro,de qualquer tipo,mas esse realmente me encantou.Bjinhos e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  16. Que bolo delicioso!
    =)
    Ótima pedida para o final de semana.
    Beijos

    ResponderEliminar
  17. é maravilhoso, parabéns. Um presentão para sua filha e para nós.

    Eu por coincidencia tbém iniciei o meu para minha filha que mora na Irlanda, e, assim ela

    ficaria por dentro do que acontece conosco aqui em casa.

    Mães pensam em tudo, fala verdade - rs



    Abraço e bom final de semana !
    online.jane@gmail.com

    ResponderEliminar
  18. Tem realmente um ar super fofo! muito bom

    beijos

    ResponderEliminar
  19. Uma enooooooorme gulodice hummmm, ficou mesmo lindo e fofo o teu bolinho, obrigado por partilhares,


    beijinhos!!

    ResponderEliminar
  20. Isto não um bolo, mas sim um sr. bolo ;)
    Ficou tão grrande e fofo, essa fatia ficou mesmo a sorrir para mim!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Olá, Maria


    Me chamo Marlene, vi a foto do seu bolo de chocolate, achei maravilhoso, fiquei com dúvida sobre 2,5 dl de óleo, o que seria esta medida. Se puder me responda, quero muito fazer este bolo.

    Abraços


    Marlene Tavares

    ResponderEliminar
  22. Olá Marlene,

    os 2,5 dl de óleo, corresponte a uma xícara de óleo.

    Espero ter esclarecido a tua duvida.

    Beijinho
    Maria

    ResponderEliminar
  23. Olá Maria!
    Há muito tempo que não passava por cá!
    Adorei o aspecto do bolinho de chocolate! E a tarte de figos está divina!
    bjocas

    ResponderEliminar
  24. Que belo bolinho de chocolate :) Ficou enorme!

    ResponderEliminar
  25. Com'è alto, soffice e goloso! Bravissima! :-)

    ResponderEliminar
  26. bom aspeto espero acertar obrigado

    ResponderEliminar

 

Papinha Doce Template by Ipietoon Cute Blog Design