O aproveitamento da melancia para a compota, pode-se dizer que é total, pois só não se aproveita a casca, ou seja, podemos fazer dois tipos de compota, uma da parte vermelha e outra da parte branca que se situa junto à casca.
Qualquer das duas são muito agradáveis.
Prepara-se a melancia, separando-a e cortando em pedaços pequenos a parte vermelha e a parte branca, em separado.
Compota da parte vermelha:
Ingredientes:
2 Kg de melancia vermelha
1,4 Kg de açúcar
2 limões
Preparação da compota da parte vermelha:
Corta-se em pedaços a melancia vermelha, retirando todas as sementes.
Num tacho coloque a melancia vermelha e o açúcar a macerar durante umas horas, verificando se o açúcar está todo diluído (eu deixei durante a noite).
Colocar os limões depois de lavados e cortados em quatro partes, no tacho da melancia e levar a lume brando até o doce começar a engrossar. Depois é só retirar o limões e bater com a batedeira.
Compota da parte branca
Ingredientes:
1 Kg de melancia branca
1 Kg de açúcar
4 cravinhos
0,5 l de água
1 pau de canela
1 limão
Preparação da compota da parte branca:
Corta-se em pedaços a parte branca (junto à casca) e vaza-se numa tigela com água e uma pitada de sal, a água deverá cobrir na totalidade a melancia. Deixa-se assim durante umas horas (eu deixei durante a noite), depois escorre-se a água e volta-se a passar a melancia por uma nova água.Coloca-se a melancia branca num tacho, o açúcar, o cravinho, o pau de canela, o limão cortado em quatro partes e a água. Leva-se a lume brando até a melancia branca ficar cozida e transparente.
Desliga-se o lume, retira-se o pau de canela, o limão e os cravinhos e bate-se um pouco com a batedeira.
Deitar sempre em frascos esterilizados e segundo os procedimentos habituais, para que a compota se conserve durante mais tempo.