segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Compota de Melancia


O aproveitamento da melancia para a compota, pode-se dizer que é total, pois só não se aproveita a casca, ou seja, podemos fazer dois tipos de compota, uma da parte vermelha e outra da parte branca que se situa junto à casca.
Qualquer das duas são muito agradáveis.
Prepara-se a melancia, separando-a e cortando em pedaços pequenos a parte vermelha e a parte branca, em separado.

Compota da parte vermelha:

Ingredientes:

2 Kg de melancia vermelha
1,4 Kg de açúcar
2 limões


Preparação da compota da parte vermelha:

Corta-se em pedaços a melancia vermelha, retirando todas as sementes.
Num tacho coloque a melancia vermelha e o açúcar a macerar durante umas horas, verificando se o açúcar está todo diluído (eu deixei durante a noite).
Colocar os limões depois de lavados e cortados em quatro partes, no tacho da melancia e levar a lume brando até o doce começar a engrossar. Depois é só retirar o limões e bater com a batedeira.


Compota da parte branca

Ingredientes:

1 Kg de melancia branca
1 Kg de açúcar
4 cravinhos
0,5 l de água
1 pau de canela
1 limão

Preparação da compota da parte branca:
Corta-se em pedaços a parte branca (junto à casca) e vaza-se numa tigela com água e uma pitada de sal, a água deverá cobrir na totalidade a melancia. Deixa-se assim durante umas horas (eu deixei durante a noite), depois escorre-se a água e volta-se a passar a melancia por uma nova água.Coloca-se a melancia branca num tacho, o açúcar, o cravinho, o pau de canela, o limão cortado em quatro partes e a água. Leva-se a lume brando até a melancia branca ficar cozida e transparente.
Desliga-se o lume, retira-se o pau de canela, o limão e os cravinhos e bate-se um pouco com a batedeira.

 
Deitar sempre em frascos esterilizados e segundo os procedimentos habituais, para que a compota se conserve durante mais tempo.


26 comentários:

  1. Me encantan las mermeladas, las compotas y demás esta tuya es genial :))

    ResponderEliminar
  2. Fazer compota de melancia já é novidade, e boa! agora aproveitar a parte junto á casca... uau! tudo se aproveita, gostei! bjks

    ResponderEliminar
  3. Oh <3 não sabia que se podia fazer compota de melancia e parece-me muito bem! Pelo que vejo na blogosfera também a melancia é muito versátil! Fantástica cor e consistência! Vou levar a receita!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. A melancia é das minhas frutas preferidas e a compota é uma maneira de a comer o ano todo rsrs.
    Já não me escapa. Bjs

    ResponderEliminar
  5. Uau, nunca tinha visto mas pelo aspecto deve ficar deliciosa!

    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  6. ACHEI INTERESSANTES AS TUAS COMPOTAS,ACHO NUNCA TINHA VISTO COM MELANCIA.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  7. Nunca comi compota de melancia, mas a julgar pelo aspecto é uma delicia!

    Bjs.

    ResponderEliminar
  8. Nunca hice mermelada de sandia, tendre que probar, me quedo tu receta, cuando puedas pasate por mi blog que tengo un regalo para ti, besos

    ResponderEliminar
  9. Deve ficar uma delicia a julgar pela sua aparência...um beijinho.

    ResponderEliminar
  10. Olá Papinha Doce
    Venho sempre visitar o teu blog, mas hoje a pressa tem que esperar....Adoro compota de melância e também a faço em pedaços, exatamente da mesma maneira que fizeste, só não a bato. Adorei muito a idéia da parte branca, pois nunca a fiz, e farei brevemente.
    Beijos da Gina

    ResponderEliminar
  11. olaola.
    adoro este cantinho-parabens!!!


    ja fiz esta compota, mas com td...e de uma segunda vez adicionei canela!! fica aki a dica...


    bjs

    ResponderEliminar
  12. Que buena receta o tendría que decir recetas, porque son dos, la primera no me ha sorprendido, pero te aseguro que la segunda si, y como me encantan las sorpresas culinarias me ha gustado mucho este post.
    Un besiño

    ResponderEliminar
  13. Nunca me tinha sequer passado pela cabeça fazer compota de melancia e então que se podia aproveitar a parte branca...nunca imaginei. Adorei estas receitas.
    Bjs
    márcia

    ResponderEliminar
  14. Que delícia que deve ser eu quero experimentar beijos

    ResponderEliminar
  15. Maria, que beleza de receita, adoro fazer doce da casca da melancia, mas compota ainda não tinha feito vou experimentar aqui.
    Bjuss!!!

    ResponderEliminar
  16. Gostei das duas versões :)

    Tem um aspeto delicioso :D

    Bjs

    ResponderEliminar
  17. Que belas compotas ia já com umas tostinhas.
    Beijinhos
    Brigida e Cláudia

    ResponderEliminar
  18. Não sabia que também se podia fazer compota de melancia, sempre pensei que tivesse água de mais para compota! Mas vou experimentar!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  19. Também qu, C.C. nunca tinha feito compota de melancia e sinceramente, gostei muito das duas.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  20. Faço minhas as palavras da C.C.! Mas estou curiosíssima para provar estas compotas, e achei muito interessante aproveitar-se também a parte branca da melancia.:)
    Já é receita de família ou também foi a primeira experiência?

    Bjs,

    Olivia
    http://omundopelaboca.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Olá Olívia,
    Esta receita é feita nos anos em que no quintal dos meus pais são plantadas melancias.
    Bjos

    ResponderEliminar
  22. E esta compota também Olívia..Uma delícia

    Beijocas
    http://pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. nunca pensei nesta compota ... mas deve ser uma delicia

    ResponderEliminar
  24. Fantástico ....esta da compota de melancia fui uma surpresa....adorei
    Obrigado por nos encantares com estas delícias

    ResponderEliminar
  25. Os vossos comentários são sem dúvida muito simpáticos e incentivadores para eu continuar com o blog.
    Se tiverem alguma receita que não tenham visto por aqui enviem-me para o mail papinhadoce@gmail.com, que terei todo o gosto em fazer e publicar com a indicação do nome de quem me enviou.
    Beijinho grande a todos.

    ResponderEliminar

 

Papinha Doce Template by Ipietoon Cute Blog Design