quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Bolo das 7 Rosas


Este bolo é de uma Teleculinária de 1979, e julgo que é uma óptima alternativa ao tradicional bolo rei.


Ingredientes massa:

400 g farinha de trigo
50 g de margarina
50 g de açúcar
raspa de meio limão
2 ovos
50 g fermento padeiro
1 dl de leite morno

Ingredientes recheio:

100 g margarina
100 g açúcar
50 g coco ralado
150 g frutas cristalizadas
50 g passas uva
50 g amêndoa palitada


Preparação:

Deite
numa tijela a farinha, abra-lhe uma cavidade ao meio, deite aí 50 g de margarina à temperatura ambiente, 50 g de açúcar e a raspa de limão e amasse. Junte os ovos e o fermento, dissolvido no leite morno, e amasse e bata muito bem, como amassa pão, devendo a massa ficar bem muito rija nem muito mole, para poder ser trabalhada com rolo.
Faça uma bola, tape-a com um pano aquecido e deixe-a levedar em local aquecido até crescer o dobro, o que pode demorar cerca de 2 horas.
Depois da massa levedada, polvilhe uma mesa com farinha e estenda-a num quadrado de 45 x 45 cm aproximadamente.
Com uma espátula ou os dedos, espalhe as 100 g de manteiga meio amolecida sobre o quadrado de massa. Sobre a margarina espalhe o coco, as frutas picadas, a amêndoa palitada e as passas.
Enrole cuidadosamente a massa como quem enrola uma torta. Corte o rolo em 7 partes iguais (cerca 6 cm cada).
Unte uma forma de aro, com cerca de 25 cm de diâmetro. Coloque as rodelas, com a parte cortada para cima: uma ao meio e as outras seis em volta.
Cubra com um pano aquecido e deixe levedar novamente até crescerem e encherem a forma.
Antes de ir para o forno, dê um jeito para "abrir as pétalas" das rosas.
Forno a 180º, cerca de 30 m. Depois de cozido, retire o aro cuidadosamente e pincele com geleia.


28 comentários:

  1. Este bolo deve ser bombástico.
    Hummm Nham Nham

    ResponderEliminar
  2. Ficou com um óptimo aspecto.
    Acho que na minha teleculinária antiguinha (do chefe silva) também tenho essa receita.
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito deste efeito nos bolos!
    Ficaria lindo numa mesa de Natal :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  4. Maravilhoso..........dos bolos mais bonitos que tenho visto por aqui..
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Troco as frutas por frutos secos e com esse aspecto sabe-me às mil maravilhas. Ficou muito perfeitinho.

    ResponderEliminar
  6. Não conhecia o bolo 7 rosas.
    Ficou lindo.
    Adorei.

    http://asvezescozinheira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Muito lindo, adorei o formato

    ResponderEliminar
  8. Desconhecia este blog...
    Ai quantas delicias que vão
    por aqui. O bolo esta simplesmente
    lindo, deve ter ficado uma delicia.
    Ja estou seguindo o blog, e virei
    muitas mais vezes.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. que bolo tão delicioso e é muito giro antes de ir ao forno, é realmente um objecto de arte comivel, está lindo.

    bjinhos

    ResponderEliminar
  10. É so talento, pena eu não gostar de frutos cristalizados, mas para quem gosta deve estar delicioso :)
    bjs

    ResponderEliminar
  11. Hummmmmmm, essas suas delícias não sei não. Amooo!

    ResponderEliminar
  12. Deve ser estupendo!
    Gosto muito de bolos com frutas!
    Beijo.
    isa.

    ResponderEliminar
  13. Há uma pastelaria na Amadora, k faz este bolo essencialmente nesta altura do natal. Chamam-lhe "Elvina" (deram o nome da pastelaria ao bolo)... Achei muito curioso ser uma revista tão velhinha :)...
    Ficou lindo..
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Olá Maria José!
    Esse bolo vai fazer parte da ceia daqui de casa.Não conhecia,deve se delicioso,como todas as receitas que a amiga faz!
    abraços querida

    ResponderEliminar
  15. Que delícia...
    Além de muito lindo também.
    Amei o recheio.
    Abraços, Daniana
    http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. Olá Minha Papinha Doce!
    O teu bolo ficou mesmo uma verdadeira maravilha já uma vez eu fiz esse bolo mas saiu tudo mal o teu ficou lindo como sempre.Mil beijos da Tia.

    ResponderEliminar
  17. Fica lindo!
    Fora que é uma ótima opção para presentar alguém também né?
    Bjs

    ResponderEliminar
  18. Ficou lindo, adorei, Já cá tenho a receita para experimentar, obrigada.
    Beijinhos e Bom Natal

    ResponderEliminar
  19. Muito bonito, parece uma rosca ... COm certeza uma delicia


    abraço
    Daniel MOura
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderEliminar
  20. Oh que bonito que ficou!! Tenho que experimentar fazer algo do género pois faz sempre um brilharete em qualquer mesa! Retirava apenas as frutas cristalizadas pois não sou muito fã...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. ESTE BOLO ENCHEU-ME AS MEDIDAS , FICOU LINDISSIMO.
    BJS

    ResponderEliminar
  22. Lindo!Quando era criança a minha mãe fazia sempre este bolo pelo Natal.Adorava!
    Muito obrigada.

    ResponderEliminar
  23. Pois fico muito feliz, que este humilde blog traga recordações lindas e deliciosas, da sua mãe e do Natal.
    No fundo é o objetivo a que também me propus, passar receitas da minha mãe e minhas, para a minha filhota, através deste blog.

    Bem haja e um beijinho grande

    ResponderEliminar

 

Papinha Doce Template by Ipietoon Cute Blog Design