Dra. Vânia Caldeira |
Poderão encontrar num dos seus blogs, temas bem interessantes para a saúde, clicando abaixo:
Então segue-se o artigo em causa, da minha adorada sobrinha e afilhada (desculpa, não resisti):
MAIO, MÊS DO CORAÇÃO
As doenças cardiovasculares (DCV) são a principal causa de morte na Europa, representando cerca de 50% das mortes. Prevê-se que em 2030 quase 24 milhões de pessoas morrerão devido a DCV.
Em Portugal, as DCV são a principal causa de morte (55%) e uma importante causa de incapacidade. A maioria das DCV está associada a comportamentos e estilos de vida inapropriados e a factores de risco modificáveis.
A doença arterial coronária (DC) é uma patologia que afecta as artérias coronárias, vasos que irrigam o músculo cardíaco (miocárdio) e lhe levam o oxigénio necessário à sua intensa actividade. Nesta doença há um estreitamento ou uma oclusão destes vasos e, consequentemente, ocorre isquémia do miocárdio (deficiente irrigação sanguínea), que pode ser transitória e reverter (angina de peito) ou pode mesmo evoluir para necrose (morte celular) de células musculares cardíacas (enfarte agudo do miocárdio ou ataque cardíaco).
Há várias causas destes estreitamentos nas artérias coronárias, sendo a principal a aterosclerose. Quando nascemos os nossos vasos são elásticos e flexíveis e o sangue flui com facilidade no seu interior, no seu trajecto até aos tecidos. Com a idade, e sobretudo com os estilos de vida pouco saudáveis, vão-se acumulando depósitos de gordura nas paredes das artérias (placas de ateroma), que vão crescer e ocluir o lúmen vascular. A lesão causada nas artérias aumenta o processo de trombose, a formação de trombos/coágulos na região lesada, o que leva a uma oclusão total, com comprometimento da irrigação dos tecidos. A aterosclerose pode afectar qualquer artéria e causar diversas patologias, como o AVC quando são afectadas as artérias cerebrais (acidente vascular cerebral) ou o EAM (enfarte agudo do miocárdio), quando são as coronárias as artérias obstruídas.
Os factores de risco da DC são:
- tabagismo
- colesterol elevado (directamente relacionado com o processo de aterosclerose) – o “mau colesterol” é o LDL, que resulta essencialmente da dieta que fazemos e aumenta a aterosclerose; o “bom colesterol” é o HDL, que é estimulado pelo exercício, e que tem um efeito protector de DC
- hipertensão (o excesso de pressão na parede arterial danifica as artérias e acelera a aterosclerose)
- diabetes
- obesidade- stress
- sedentarismo
- factores de risco não modificáveis (sexo masculino, idade e predisposição genética)
Assim, a mudança do estilo de vida é fundamental para evitar uma doença que está na nossa mão prevenir. Algumas opções de vida importantes para proteger o seu coração são:
- fazer uma dieta equilibrada- deixar de fumar (diminui em 50 a 70% o risco em 5 anos)
- perder peso (diminui 35-55% o risco)- fazer uma dieta equilibrada- deixar de fumar (diminui em 50 a 70% o risco em 5 anos)
- vigiar a pressão arterial e a glicemia e cumprir a medicação em caso de diagnóstico de hipertensão e diabetes
- fazer exercício físico, cerca de 20 minutos, 2 ou 3 vezes por semana (diminui em 45% o risco)
- não acrescentar sal à comida (diminuição do risco em 15%)
Quanto à alimentação, deixo algumas dicas:
- fazer várias refeições ao dia, de forma a ingerir porções mais pequenas de comida e a não se ter fome
- as gorduras são a maior fonte de calorias, pelo que se deve ter cuidado com a quantidade que se ingere (as gorduras devem representar menos de 35% das calorias que se ingerem diariamente)
- evitar o consumo de gorduras saturadas (presentes nas carnes vermelhas, queijos gordos, manteiga, natas, leite gordo, iogurtes, banha) é a medida mais importante para reduzir o colesterol
- optar pelos grelhados e evitar os fritos
- preferir as carnes brancas (frango, peru) e o peixe (rico em ácidos gordos ómega-3, que diminuem a aterosclerose e a trombose)
- preferir os óleos vegetais (ricos em gorduras polinsaturadas) às gorduras animais. Optar pelo azeite, óleo de girassol, de milho ou de soja (cuidado com o óleo de coco que é uma excepção entre os óleos vegetais e é quase tão nefasto para o coração como a banha de porco)
- beber leite magro ou meio-gordo
- ingerir com moderação alimentos ricos em colesterol (ovos , fígado, rim, marisco) – dois ovos por semana e uma dose de marisco uma vez por semana
- aumentar o consumo de frutas e legumes variados (no mínimo 5 porções/dia)
- escolher alimentos ricos em fibras (pão, arroz e massa integrais e cereais, particularmente, a aveia)
- não adicionar sal aos alimentos ou, pelo menos, adicionar uma quantidade muito reduzida.
- não adicionar sal aos alimentos ou, pelo menos, adicionar uma quantidade muito reduzida.
Maio é o mês que o deve alertar para cuidar do seu coração nos próximos 12 meses. Trate do seu coração, que ele trata de si.
Nota: Imagens retiradas na net
Que artigo interessante. Beijoca
ResponderEliminarMas que belo post, sempre uteis estas informações, parabéns!!!!
ResponderEliminarBJS
Um artigo muito interessante e acima de tudo importante querida Maria josé, obrigado pela partilha e pela excelente ajuda que tiveste Parabéns à tua sobrinha e felicidades para ela, beijinhos a ambas e obrigado!!
ResponderEliminarGOSTEI MUITO DO TEU POST, EU FAÇO 20 MIMUTOS DE BICICLETA TODOS OS DIAS NÃO POR PRECISAR DE EMAGRECER PARA ME SENTIR BEM, AQUI EM CASA NADA DE FRITOS, É VERDADE QUE HÁ SEMPRE DOCES MAS CORTO SEMPRE AO AÇÚCAR.
ResponderEliminarCOMO BASTANTES LEGUMES .
TEMOS DE CUIDAR DO NOSSO CORAÇÃO , POIS ELE É NOSSO MOTOR .
BJS
qu bela e necessária postagem, querida. lindo dia para você.
ResponderEliminarÉ sempre bom relembrar esses conselhos para melhorar a nossa saúde. Cá em casa a alimentação é saudável, corto muito nas gorduras e açucares e abuso nas saladas e sopas e assim sinto-me muito mais feliz.
ResponderEliminarParabens à sobrinha que deixa a tia muito babada.
beijinhos
Parabéns pelo post do mês do coração.
ResponderEliminarBeijos
Joana e Sofia
Obrigada pelo post,maravilhoso!
ResponderEliminarRealmente temos que cuidar do coração,eu faço o máximo que eu posso p/ cuidar da minha saúde!
Parabéns sua sobrinha é muito bonita.
bjs,
Andréa...
Olá amiga, que bom esse post!
ResponderEliminarÉ sempre importante a gente lembrar de como cuidar bem do nosso coraçãozinho tão precioso!!!
Muito bom mesmo querida!
beijinhos
Ivani
Olá Maria José!
ResponderEliminarGostei muito amei de coração o teu post muito bom...obrigada por partilhares tudo isso a gente vai ficar um pouco mais ricas nesse assunto!!!
Um beijo:))
Obrigada por não teres gostado dos meus queques mas sim das forminhas!!!
Se quiseres diz que eu te envio pelo correio se não tiveres onde moras:)))
Olá
ResponderEliminarObrigada por esta partilha tão importante para todos nós.
Beijinho
PUXA VIDA ADOREI AS DICAS DA DOUTORA BONITONA AÍ, MAS OLHA MEU ÚNICO PROBLEMA É A PRESSÃO ARTERIAL QUE É ALTA,MAS O RESTO TÁ TUDO BELEZA!
ResponderEliminarBEIJO
Oi amiga, adorei a matéria, super alerta...Qto a sua pergunta se ja postei a receita do bolo, queria te informar que os bolos para festas que faço retirei as receitas, pq alguns clientes estavam deixando de fazer a encomenda e fazendo pela receita rsrsrsrs,no marcador Bolos para Festa, todos estão sem a receita, o resto do blog é foto e receita, inclusive estou construindo o menu do blog que com o item para contato, mais se vc quiser a receita te mando via email. beijinhos e obrigada pelo carinho
ResponderEliminarOlá, Maria, obrigada por publicares um artigo tão importante e útil. E parabéns à afilhada, terá uma bela profissão, que é quase uma missão.
ResponderEliminarBeijinhos
Maria José, Parabéns! este post é mesmo bastante proveitoso...Obrigada por partilhar!
ResponderEliminarMais que nunca quero está atenta e cuidar muito bem da minha saúde...
Beijinhos
Maria
Vaidosa ;)
ResponderEliminarconvém obedecer às "indicações" da sobrinha...
bjoca
Cristina
Adorei puder ler este artigo com tanta informação e esclarificação...
ResponderEliminarparabéns a tia babada...
e a sobrinha doutorada e que nos salve quando as suas mãos formos parar...
jinhos
Amiga,
ResponderEliminarAdorei o post...bem lembrado.
Devemos nos cuidar mais, pois hoje a vida já é tão corrida, quase não nos sobra tempo, e eu como estou sempre fazendo uma guloseima, preciso ficar de olho.
beijos
Maio é o mês do coração.
ResponderEliminarO teu post está muito interessante e penso que tiveste uma óptima ideia em colocá-lo porque pode ajudar a salvar vidas. Temos que cuidar bem do nosso coração, eu sei que nem sempre é fácil porque vemos quase todos os dias em vários blogs cada tentação mais apetecível que não é dificil resistir à tentação. Mas pelo nosso bem temos que optar por um estilo de vida mais saudável. Parabéns à sra. Dra. sobrinha!:)
Bom fim-de-semana!
Beijinhos da Formiguinha
Maria José obrigado por esta partilha, muito interessante.
ResponderEliminarBeijinho
Olá Maria José, muito bom este post e informa-nos sobre o nosso coração órgão bastante importante ao qual devíamos todos estar mais bem informados!!
ResponderEliminarBeijinhos e bom fim de semana :))
Interesante la infornación ..muchos besos
ResponderEliminarAdorei saber mais sobre o coração, valeu!! Passei para lhe desejar um bom fim de semana e um ótimo dia das mães. Marta.
ResponderEliminarOlá... Como forma de a parabenizar pelo seu blog, tenho um pequeno presentinho no meu, espreite... Espero que goste...
ResponderEliminarbeijinhos
Olá querida passei para desejar um lindo dia das mães. beijos (aqui para nós, é amanhã)
ResponderEliminarMolto interessante questo post Cara..grazie e buona serata un bacione**
ResponderEliminarParabéns e Obrigado ...
ResponderEliminarBeijinhos