Estes são bolos tradicionais suecos que em português quer dizer bolos de canela. Basicamente são feitos com farinha, leite, açúcar, manteiga e para quem aprecia cardamomo, no interior manteiga e canela. No final são decorados com um açúcar grosso tradicional na Suécia.
Ingredientes:
Massa
3 dl de leite
1 ovo
120 g de manteiga
100 g de açúcar
35 g fermento
750 g farinha de trigo
1 clh. chá de cardamomo
1 clh. café de sal
Recheio
100 g manteiga
50 g de açúcar
2 clh. sopa de canela
ovo para pincelar
Preparação:
Na mfp (máquina de fazer pão) seleccione o programa amassar e coloque os ingredientes na máquina começando pelos líquidos e terminando com os sólidos. O programa demora na minha máquina cerca de hora e meia e quando termina já está a massa levedada.
Entretanto prepare o recheio, numa taça junte a manteiga à temperatura ambiente, o açúcar e a canela e bata tudo muito bem até ficar uma pasta cremosa.
Depois da massa pronta estique-a até ter uma espessura de 3 mm e comprimento de 30 cm, por cima cubra com o recheio de manteiga e canela.
Enrole como se fosse uma torta e com uma faca afiada corte fatias com cerca de 1,5 cm. Coloque as fatias com a superfície de corte voltadas para cima em formas de papel.
Depois da massa ter dobrado de volume, pincele os bolos com ovo e leve ao forno pré-aquecido a 200º cerca de 10 minutos, ou até verificarmos que está cozido.
Como não possuía o açúcar granulado, não coloquei nada, mas poderia polvilhar de açúcar em pó.