Num dia destes (em Julho) estava eu em casa, quando ouvi um chilrear numa das minhas varandas, com muito cuidado, sem fazer barulho, fui à janela e qual o meu espanto ao verificar que o estendal da roupa estava completamente cheio de andorinhas, fui rapidamente buscar a máquina fotográfica para registar o momento, infelizmente quando voltei eram muito menos, mas ainda assim, consegui umas fotos. Eram lindas estas andorinhas, mas diferentes das que costumam fazer os ninhos nos beirais, que são todas pretas e brancas, estas tinham uma mancha avermelhada na zona da garganta. Não sei o que se passou, nunca tinha acontecido esta espécie de andorinha andar por aqui, muito menos terem a ousadia de pousar no meu estendal da varanda.
Fui à Internet pesquisar de que espécie era esta andorinha, e descobri que na realidade esta é a andorinha-das-chaminés e está presente em Portugal durante todo o ano, visto umas chegarem em Janeiro e outras só saírem em Novembro ou Dezembro. Pode ser encontrada em localidades e zonas rurais, perto de linhas de água, zonas alagadas e prados, onde se alimenta de insetos voadores.
São lindas, lindas!! Só não gostei do que deixaram no chão da varanda.... marotas 😝😝.
Ingredientes:
4 postas grandes de pescada
4 ovos
1 molho de grelos
3 cenouras
1 kg batata
azeitona sem caroço q.b.
pão ralado q.b.
2 dl de azeite
1 dl de vinagre
1 clh. cfaé de mostarda
Preparação:
Coza a pescada com ovo e um pouco de sal, depois de cozido limpe o peixe de espoinhas e peles e descasque os ovos.
Num outro tacho coza os grelos, com um pouco de sal, depois de cozido escorra a água.
Num copo medidor de plástico, vaze o azeite, depois o vinagre, a mostarda e bata com uma varinha mágica, até juntar os ingredientes.
Depois de descascar as batatas e as cenouras, corte-as em cubos e coza em água temperada com sal, mas em tachos separados, visto a batata cozer muito rápidamente e não a queremos a esfarelar.
Num tabuleiro que possa ir ao forno, começe a formar camadas com os ingredientes já cozinhados.
A primeira camada, deverá ser de um terço dos grelos.
A segunda camada, de batatas e cenoura, bem como as azeitonas descaroçadas. Deve reservar algumas batatas para o final.
A terceira, deverá ser o peixe e por cima os ovos cortados aos pedaços.
Por cima dos ovos, coloque o resto dos grelos.
Nesta fase deverá regar com o molho tipo vinagrete de azeite, depois esmague a restante batata, com um esmagador ou um passevite, diretamente para cima do tabuleiro, espalhe com um garfo ao de leve, para não retirar o efeito dado pela batata em flocos.
Polvilhe por cima com pão ralado.
Leve ao forno pré-aquecido até dourar.