Ingredientes:
2 postas do lombos de Bacalhau
2 ovos cozidos
5 ovos crus
5 dl de leite
1 folha de louro
1 cebola grande
2 dentes de alho
0,5 dl de azeite
50 g de farinha
noz-moscada q.b.
sal q.b.
pimenta q.b.
coentros q.b.
0,5 dl leite
1 cebola grande
2 dentes de alho
0,5 Kg de tomate
0,5 dl de azeite
azeitonas q.b.
sal e pimenta q.b.
margarina e pão ralado q.b.
Preparação:
Coza as postas de bacalhau no leite, juntamente com a folha de louro. Depois de cozido escorra o bacalhau, limpe-o de peles e espinhas e reserve. O leite passe-o pelo passador e reserve também.
Coza dois ovos, corte-os em pedaços e junte-os ao bacalhau já limpo.
Pique as cebolas e os alhos, e num tacho à parte leve-os a refogar com um pouco de azeite.
Quando a cebola estiver dourada, junte a farinha aos poucos e mexendo sempre, depois vá juntando aos poucos o leite de cozer o bacalhau, mexendo bem para não ganhar grumos, retire do lume e tempere de sal, pimenta e noz moscada.
No tacho do refogado, junte o bacalhau já limpo, os ovos cozidos aos pedaços e junte também coentros picados. Adicione os ovos crus inteiros um a um, ao preparado do tacho e mexa bem.
Unte uma forma com margarina e polvilhe com pão ralado, no fundo use um pouco de papel vegetal. Verta o preparado e leve a forno a 180º, durante aproximadamente 40 minutos.
Entretanto prepare o molho de tomate: corte a cebola em meias luas e pique grosseiramente os dentes de alho, deixe refogar com um pouco de azeite e os tomates sem pele e grainhas, se necessário junte um pouco de água. Deixe cozer bem, tempere de sal e pimenta e no fim triture tudo com a varinha mágica.
Desenforme o pudim de bacalhau e regue-o com o molho. Decorar com azeitonas e coentros.
Servir acompanhado de uma boa salada.